Participe da Consulta Pública para a agenda de ações CFESS-CRESS!

Por meio do site, propostas para o próximo estão abertas às contribuições da categoria

Entre 11 e 26 de setembro de 2020, assistentes sociais de todo o Brasil com inscrição ativa nos Conselhos Regionais podem participar da primeira edição da Consulta Pública CFESS-CRESS. Por meio do site www.consultapublicacfesscress.com.br, a categoria poderá opinar sobre uma série de propostas que entrarão no planejamento das ações dos Conselhos de Serviço Social no triênio 2020-2023.

Acesse o site da Consulta Pública CFESS-CRESS

Para participar, é bem simples e fácil: basta clicar no menu ‘Cadastro’ do site e preencher os campos obrigatórios (nome completo, e-mail, senha, instituição/órgão, UF, DDD, telefone e número ativo do registro profissional). Depois disso, o/a assistente social deve guardar os dados de login/senha, para acessar a plataforma sempre que quiser. Não precisa responder tudo de uma vez!

A Consulta Pública está organizada em eixos/temáticas/propostas. Os eixos são: 1. Administrativo-Financeiro; 2. Comunicação; 3. Ética e Direitos Humanos; 4. Formação Profissional; 5. Orientação e Fiscalização; 6. Relações Internacionais; 7. Seguridade Social.

Cada eixo traz temáticas (ou subtemas) específicas, e cada temática pode trazer uma ou mais propostas, que foram elaboradas pelo CFESS ou CRESS em suas respectivas regiões e também nos eventos virtuais descentralizados. O/A assistente social deve abrir os eixos/temáticas/propostas de seu interesse e comentar sobre a relevância daquela ação para o Conjunto CFESS-CRESS. Clique aqui para tirar todas as dúvidas.

Imagem mostra desenho de várias pessoas representando assistentes sociais, negros e negras, cadeirantes etc. segurando balões de diálogo em volta de um computador.(arte: Rafael Werkema/CFESS)

Eventos presenciais cancelados

Cabe ressaltar que a etapa de definição de propostas das gestões do CFESS e dos CRESS ocorre sempre presencialmente, por meio das assembleias realizadas pelos Regionais e abertas à participação da categoria nos estados, e também nos Encontros Regionais Descentralizados e no Encontro Nacional CFESS-CRESS. Estes, no entanto, tiveram que ser cancelados, em decorrência da pandemia do coronavírus (Covid-19).

Entretanto, para preservar o caráter democrático e participativo, como princípios de atuação do Conjunto com os/as assistentes sociais, o Conselho Pleno do CFESS, ao aprovar a Resolução CFESS nº 949 de 1º de julho de 2020, decidiu manter espaços consultivos, em substituição às etapas preparatórias e deliberativas que antecedem o Encontro Nacional. Este, por sua vez, será substituído por uma Plenária Nacional, de caráter não deliberativo, no período de 2 a 4 de outubro, em ambiente virtual.

Por isso, explica a presidente do CFESS, Elizabeth Borges, optou-se por realizar a consulta pública, aberta à categoria, para aproximar o Conjunto dos/as profissionais em todo o país, onde, em cada estado, cidade, município, assistentes sociais poderão dizer o que pensam a respeito das propostas, fazer críticas e apresentar sugestões e alternativas.

“É com esse objetivo que convidamos assistentes sociais a conhecer e debater as ações dos órgãos de fiscalização do exercício profissional para os próximos três anos. Essa experiência pode ser bem positiva e quiçá ser incorporada em outros momentos,  ampliando as formas de diálogo com a categoria profissional”, completa a conselheira.

Clique aqui e acesse agora o site da Consulta Pública

Gestão Melhor ir à luta com raça e classe em defesa do Serviço Social – 2020/2023

Diogo Adjuto – JP/DF 7823