CRESS 12ª Região realiza o X COMUNICASUL

O CRESS 12ª Região, em parceria com os CRESS do Paraná e Rio Grande do Sul, realizou na última sexta-feira (04/09/2020) o décimo encontro das Comissões de Comunicações (CCOM) e Assessorias de Comunicação dos estados do sul. O COMUNICASUL é um evento consolidado na agenda dos CRESS do Sul do país, sediado de forma intercalada entre os estados. Neste ano coube a Santa Catarina realizar, de forma virtual, o encontro que completa uma década.

Conselheiras/os e assessores/as de comunicação dos três estados participaram da atividade que contou com a presença dos assessores de comunicação do CFESS, Diogo Adjuto e Rafael Werkema, que realizaram o Treinamento de Mídia, palestra que tem o intuito de capacitar as gestões no que se refere à comunicação do conjunto, tendo como base a Política de Comunicação do Conjunto CFESS/CRESS.

Para Simone C. Dalbello da Silva, coordenadora da CCOM, “sediar o X COMUNICASUL, mesmo que de forma on-line, foi uma enorme realização para o CRESS 12º região”. Simone avalia que o evento permitiu, além de uma capacitação extremamente relevante com a assessoria de comunicação do CFESS, a troca de experiências entre as comissões de comunicação e suas respectivas assessorais, a reflexão do dia a dia das comissões, e o estabelecimento e aprimoramento dos fluxos de trabalho. “Acreditamos que a capacitação promovida por intermédio do COMUNICASUL e o compartilhamento de ideias e sugestões, proporcionará uma melhoraria dos resultados, assim como, da qualidade dos trabalhos desenvolvidos pelas comissões de comunicação”. Afirma Simone C. DalBello da Silva.

Rafael Werkema, assessor de comunicação do CFESS desde 2010, avalia que: “O espaço de diálogo possibilitado pelo COMUNICASUL fortalece e aprimora as ações das entidades no âmbito da comunicação, reforça a Política do Conjunto e contribui para capacitação das gestões empossadas. Por isso, é importante ressaltar essa organização dos CRESS da Região Sul, que ofereceu reflexões sobre como podemos dialogar cada vez mais e melhor com a categoria de assistentes sociais”.

Marcelo Nascimento de Oliveira, conselheiro do CRESS/PR, relata que a CCOM tem pautado a comunicação do CRESS/PR na interação com NUCRESS, seccionais, comissões permanentes e câmaras temáticas, na perspectiva da comunicação enquanto direito. O conselheiro avalia que esse é o grande desafio das assessorias e comissão de comunicação. “Participar do COMUNICASUL foi extremamente produtivo para partilhar experiências.” Acrescenta Marcelo N. de Oliveira.

Após as falas de Rafael e Diogo, as assessorias de comunicação dos três estados apresentaram as ações que têm realizado e as dificuldades que encontram junto às CCOM de cada CRESS, trocando experiências e buscando soluções para aprimorar a comunicação. Estiveram presentes as jornalistas Erika Pelegrino e Cristina Thomé, do CRESS/PR, Alexandre Dornelles (CRESS/RS) e Cassiano Ferraz, assessor de comunicação do CRESS/SC.

Alexandre Dornelles , assessor de comunicação do RS, compartilhou alguns dos desafios encontrados ao assumir a assessoria do CRESS após a posse da gestão 2020-2023. “Para iniciar um processo de profissionalização no setor, dentre algumas iniciativas, como definição de identidade visual, estabelecemos fluxos e critérios para as publicações no site e redes sociais.” Destaca Alexandre Dornelles.

A comissão de comunicação do CRESS 12ª Região continua o desafio de manter suas atividades de forma ainda mais intensas durante o isolamento social. Atividades realizadas anteriormente de forma presencial estão gerando uma demanda de trabalho maior ao serem adaptadas ao meio virtual. Novas ferramentas e formas de comunicar-se são os desafios para a gestão e para toda a categoria. Acompanhe as atividade do CRESS 12ª por meio do Site, Facebook, Instagram e Youtube.

Comissão de Comunicação – CRESS 12ª Região

 

Posted in Notícias.