#VOTAFUNDEB: CFESS e CFP se mobilizam para aprovação do Fundo de Manutenção da Educação

Objetivo é também garantir implementação da Lei 13.935/19 (antigo PL Educação)

Card com fundo amarelo, ilustrações de lápis, estudantes e cenas do ambiente escolar. Logotipo do CFP e do CFESS. Texto da imagem: Psicologia e Serviço Social na mobilização para que parlamentares gantantam investimentos na Educação em 2021. www.cfess.or.br / site.cfp.org.br. Desde dezembro de 2019, está em vigor a Lei 13.935/19, que dispõe sobre a prestação de serviços de Psicologia e de Serviço Social nas redes públicas de educação básica. A legislação foi sancionada após quase 20 anos de mobilização do CFESS, juntamente com o Conselho Federal de Psicologia (CFP) e outras entidades em defesa da educação. A mobilização agora concentra esforços na implementação da referida lei e, para isso, é preciso que os/as parlamentares da Câmara dos Deputados coloquem em votação o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

O CFESS e o CFP estão mobilizados para que parlamentares garantam a permanência do Fundeb, que atualmente tem vigência garantida até 31 de dezembro deste ano. E se a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 15/2015  – que torna o Fundeb permanente – não for votada ainda neste primeiro semestre pelas/os deputadas/os, corre-se o risco de o Fundeb não ser renovado a tempo de garantir o financiamento da educação básica pública em 2021.

“É urgente que pressionemos os deputados e deputadas, pois a não aprovação do Fundeb também põe em risco a regulamentação e implementação da Lei nº 13.935/19, que irá fortalecer a educação básica e pode possibilitar novos espaços de trabalho para assistentes sociais e psicólogos/as”, destaca a conselheira do CFESS Kênia Figueiredo.

Ela acrescenta que as ações pela regulamentação da Lei 13.935, como a luta pelo financiamento, são centrais para a inserção de assistentes sociais e psicólogas/os na educação básica, bem como suas contribuições no enfrentamento às diversas violações de direitos que permeiam o cotidiano de estudantes, famílias e comunidade, na acessibilidade, na questão da evasão escolar e demais desafios do cotidiano da educação.

Por isso, é fundamental a participação de assistentes sociais nesta batalha. Mobilize-se! Pressione as/os parlamentares do seu estado pela votação do Fundeb ainda este semestre!

Saiba mais sobre a Lei 13.935/19

Clique aqui e saiba os contatos de parlamentares, para enviar mensagens solicitando a aprovação do Fundeb

Gestão Melhor ir à luta com raça e classe em defesa do Serviço Social – 2020/2023
Diogo Adjuto – JP/DF 7823

Posted in Notícias, Serviço Social na Educação.