Material audiovisual valoriza o trabalho de assistentes sociais!

Conjunto CFESS-CRESS reforça a importância das assistentes sociais no contexto da pandemia

Clique no player para assistir ao vídeo

O mês de maio foi marcado por diversas homenagens aos/às assistentes sociais de todo o Brasil. Não só porque se comemorou o Dia do/a Assistente Social (15 de maio), mas também porque a categoria é uma das profissões que tem atuado na linha de frente no contexto da pandemia da Covid-19.

Diversas reportagens na mídia brasileira (ver links no final da matéria) destacaram o trabalho das assistentes sociais, apontando o trabalho cotidiano e as dificuldades, e reforçando o tema que o Conjunto CFESS-CRESS trouxe em homenagem à profissão: “trabalhamos em vários espaços, sempre com a população”.

Por isso, o Conjunto CFESS-CRESS produziu um material audiovisual para ressaltar e valorizar ainda mais a categoria e a profissão.

O material destaca que a categoria de assistentes sociais está nas equipes “na ponta”, nos serviços essenciais, para prestar atendimento à população. Pelo seu cotidiano profissional, assistentes sociais podem conhecer de perto as necessidades e o território em que as pessoas vivem. “Ao orientar a população sobre seus direitos e sobre o acesso a benefícios, e colocar pessoas em contato com os serviços socioassistenciais, assistentes sociais estão salvando vidas”, diz trecho do vídeo.

O material também alerta que é a população negra e pobre a mais atingida pelo Coronavírus e seus efeitos não só na saúde, mas também no âmbito socioeconômico, o que reforça a campanha do Serviço Social no combate ao racismo, “neste contexto de um estado ultraliberal que tem no racismo bases estruturais e estruturantes, o que requer ainda mais atenção por parte da categoria” avalia a conselheira do CFESS Lylia Rojas.

“Somos uma categoria majoritariamente feminina que cotidianamente sofre e convive com os impactos de um modelo de sociedade divido em classes e baseado na exploração da força de trabalho. Há algumas décadas, nossa profissão tem assumido, de forma hegemônica, o compromisso ético-profissional vinculado à defesa da democracia como princípio fundamental e apostado no fortalecimento de processos coletivos de mobilização e resistência, como respostas aos ataques desferidos contra a classe trabalhadora”, ressalta.

Por isso é importante homenagear os/as assistentes sociais, em especial aqueles/as que estão na linha de frente de combate à pandemia da Covid-19. “Nossa divulgação é também uma manifestação de resistência e denuncia ao racismo institucionalizado, que atinge de forma perversa a população preta e pobre, em especial as mulheres, e a todas as atrocidades e retrocessos que temos vivenciados, no campo dos direitos, no último período”, completa Lylia.

O material audiovisual reforça também a importância da socialização de informações sobre direitos e acesso a benefícios como uma tarefa diária da categoria, fundamental nessa conjuntura marcada por divulgação de notícias falsas e desinformação acerca da pandemia.

Confira e compartilhe o vídeo

Ouça e compartilhe também o spot

Leia algumas reportagens na mídia sobre o trabalho dos/as assistentes sociais

Sob pressão e invisibilizados, assistentes sociais garantem direitos a famílias de pacientes com Covid-19 (Marco Zero)