Nota de Apoio aos/às Trabalhadores/as da Residência em Saúde de Florianópolis

Residentes na área da saúde reportaram ao CRESS/SC a situação de que desde abril tem ocorrido o não pagamento ou o pagamento irregular das bolsas-salário de profissionais residentes ingressantes em 2020. Tal situação tem fragilizado a manutenção das condições de vida desses/as estudantes-trabalhadores/as que tem na bolsa sua única fonte de renda.

As Residências na área da saúde são um relevante espaço de formação e de exercício profissional do/a assistente social. Orientada pelos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), a residência é uma modalidade de pós-graduação lato sensu na qual os/as profissionais residentes têm carga horária de 60 horas semanais divididas entre atividades teórico-acadêmicas e práticas, num regime de dedicação exclusiva. Os/as resistentes das diversas profissões da área da saúde, ao que se inclui o Serviço Social, desenvolvem importante papel na qualificação das ações em saúde e tem atuado na linha de frente contribuindo no combate à pandemia causada pela Covid-19.

A mobilização dos/as residentes por melhores condições de trabalho e estudo se somam ao conjunto de desafios colocados para luta em defesa do SUS, da Seguridade Social e da qualidade dos serviços públicos prestados à população. Desafios esses que se agudizam no contexto da pandemia, de sucateamento e ataques aos direitos sociais.

O CRESS/SC manifesta seu apoio ao fortalecimento e valorização das Residências em Saúde, assim como ao movimento dos/as residentes em torno de melhores condições de estudo e trabalho.

Conselho Regional de Serviço Social de Santa Catarina – CRESS 12ª Região

Posted in Covid-19, Notícias.