Hoje é o Dia Nacional da Consciência Negra, 20 de novembro!

Assistentes sociais estão na luta contra o racismo. Confira o ‘CFESS Manifesta’ especial!

Imagem mostra um casal de mulheres negras envoltas na bandeira do arco-íris LGBT, em fundo amarelo.Arte: Rafael Werkema

Hoje é uma data de luta para assistentes sociais e para a população brasileira! O Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado neste 20 de novembro relembra que, conforme trecho do novo ‘CFESS Manifesta’ elaborado especialmente para a data, “as exigências do nosso momento histórico não são simples. Ao mesmo tempo em que precisamos problematizar e confrontar o apassivamento presente em nossa cultura, não podemos deixar de reconhecer que desde que esse país pode ser chamado Brasil, sempre houve luta da classe trabalhadora e segmentos populacionais subalternizados, na resistência e enfrentamento aos modelos sociais e econômicos autoritários e totalitários, assim como contemporaneamente existe enfrentamento à atual agenda neoliberal, que produz cotidianamente as desigualdades humanas e sociais”.

A campanha de gestão do Conjunto CFESS-CRESS (2017-2020) já disse: “assistentes sociais no combate ao racismo!’. Hoje, mais do que nunca, o CFESS reafirma essa luta e convida a categoria a se apropriar do debate, a partir desta nova edição do informativo, que está disponível neste link.

O ‘CFESS Manifesta’ especial da Consciência Negra traz uma análise importante: “Queremos, nesse 20 de novembro, refletir sobre um fato relacionado a esses dados: as pessoas LGBT que têm sofrido essas distintas violências são predominantemente negras e pobres. Já em relação à população negra, o Atlas da Violência 2019 verificou o aprofundamento da desigualdade racial nos indicadores de violência letal, sendo que, em 2017, 75,5% das mortes letais no país foram de pessoas negras”, diz outro trecho do documento.

Acesse aqui o ‘CFESS Manifesta’

Conheça a Campanha de Gestão ‘Assistentes sociais no combate ao racismo’

Gestão É de batalhas que se vive a vida – 2017/2020
Diogo Adjuto – JP/DF 7823
Posted in Notícias, Racismo.