CRESS 12ª Região participa do 16ª CBAS em Brasília/DF

O maior Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais (CBAS) começou na quarta-feira (30/10) em Brasília/DF e segue até hoje (3/10). Com quase 5 mil participantes, dentre Assistentes Sociais e estudantes, a 16ª edição do evento trouxe, no primeiro dia, a conferência 40 anos da “virada” do Serviço Social no Brasil: história, atualidade e seus desafios!, com as professoras Marilda Iamamoto e Ivanete Boschetti.

O evento contou com diversas plenárias principais e simultâneas, lançamento de livros e exposição de pôsteres. Quem não participou nem assistiu online pode ver a filmagem das plenárias principais nos canais do CFESS no www.youtube.com/CFESSvideos e no www.facebook.com/CfessOficial.

Acesse o site oficial do evento para mais informações: www.cbas.com.br.
Parte das/os Assistentes Sociais de Santa Catarina que estão participando do 16º CBAS.
O CRESS 12ª Região esteve oficialmente representado pelas Conselheiras Miriam Martins Vieira da Rosa, Lenir Hermes, Viviana Wachtel Seleme Uba e Rosemeri Laatsch, e pelo trabalhador do CRESS Cleverton Cidiclei Maciel. As Conselheiras Mayara Camila Furtado e Flávia de Brito Souza Garcia também participaram do CBAS.

Flávia de Brito Souza Garcia esteve participando do CBAS pelo Programa de Pós Graduação de Serviço Social da UFSC expondo pôsteres. Para Flávia participar do 16 CBAS, após 40 anos do Congresso da Virada com parte da vanguarda do Serviço Social, “nos permitiu rememorar os movimentos que levaram à categoria profissional a se posicionar contrária a todas formas ultra conservadoras. Reforçamos que o Congresso da Virada foi o momento de rompimento do Serviço Social brasileiro com o conservadorismo e tradicionalismo profissional, o que justifica nosso posicionamento político que visa uma nova ordem societária.” Flávia afirma que foram dias intensos que proporcionaram a cada profissional o aprimoramento intelectual, dias que reforçaram as bandeiras de lutas da categoria, compromissos ético-político, diante de projetos societários devastadores.

“A exposição de banner nos possibilitou ter a ciência das pesquisas na área do Serviço Social. Proporcionou trocas entre os/as profissionais e demonstrou possibilidades de pesquisas nos mais diversos espaços. Reforçamos a campanha de gestão do triênio 2017-2020 – Assistentes Sociais no Combate ao Racismo, salientando a necessidade de continuidade das ações. Portanto, sem abrir mão das conquistas que foram adquiridas no percurso profissional, discutimos o conservadorismo que reflete tendências mais amplas. Recuperamos os fundamentos do debate sobre o conservadorismo no Serviço Social, ressaltando expressões do projeto conservador na atualidade, contudo chamando a categoria para a defesa do projeto ético-político”. Avalia Flávia.

A Conselheira Viviana Wachtel Seleme Uba considera um “momento histórico participar do 16º CBAS, no qual comemora-se 40 anos da Congresso da Virada, reafirmando nosso projeto ético-político enquanto categoria e nesse momento mais do que nunca buscando nos fortalecer para continuar na defesa e na luta pela garantia dos direitos da classe trabalhadora”.

Comissão de Comunicação – CRESS 12ªRegião

(fotos: Rafael Werkema/CFESS)
Posted in Notícias and tagged , .