CRESS 12ª Região realiza Roda de Conversa na tarde de hoje

O CRESS 12ª Região realizou na tarde de hoje (21/10/2019) a Roda de Conversa “Violências Contra as Mulheres e Exercício Profissional: A Atuação do Serviço Social nas Medidas Protetivas da Lei Maria da Penha”. A palestra foi ministrada por Emilly Marques Tenório, Assistente Social no Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo (TJES).

Emilly Marques Tenório

Emilly é Mestra em Política Social pela Universidade Federal do Espírito Santo, Especialista em Gênero e Sexualidade (EGES/CLAM/IMS) pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro e em Serviço Social e Saúde pela UERJ, possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal Fluminense. Atua como Assistente Social no TJES, desde 2012, nas matérias de infância e juventude, famílias, órfãos e sucessões e violência doméstica e familiar contra a mulher. Emilly também coordenou a Comissão Temática de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher do Fórum de Assistentes Sociais e Psicólogos/as do TJES (gestão 2014-2015) e é Conselheira do CRESS 17ª Região – Gestão Tempos de Resistir (2017-2020).

Para Emilly, é importante o Conjunto CFESS/CRESS estar próximo da categoria trazendo essas reflexões tão relevantes nesse processo de construção de uma nova sociedade livre de opressões, de exploração dos/as trabalhadores/as.

“A importância do Serviço Social historicizar essas mulheres, considerá-las como sujeitos, e não como um objeto a ser tutelado, mas construir com elas essas alternativas de enfrentamento e rompimento da violências e trazer as histórias, vozes de mulheres, pensar instrumentos de arte e as dinâmicas e como a gente consegue contribuir para esse processo reflexivo juto com a população usuária na direção da prevenção às violências para que a gente não precise atender essas mulheres após a violência já ocorrer, mas que a gente possa prevenir para que nenhuma mulher vivencie uma situação de violência.” Avaliou Emilly.

Emilly Marques Tenório, Mayara Camila Furtado e Miriam Martins Vieira da Rosa

A abertura e encerramento da Roda de Conversa foi realizada pela Conselheira Mayara Camila Furtado. Mayara afirmou que “a temática foi escolhida devido a urgência de reafirmar o posicionamento da categoria na defesa dos direitos das mulheres e contra todas as formas de violências estimuladas a cada dia pelo conservadorismo”. “Foi gratificante ver a participação da categoria e o quão rico foi o debate que será disponibilizado a todas/os nas redes sociais”. Afirmou Mayara.

Também esteve presente a Conselheira Presidente do CRESS 12ª Região, Miriam Martins Vieira da Rosa. A atividade contou com mais de 30 participantes e foi filmada, com interpretação em LIBRAS, para posterior publicação nos meios de comunicação do CRESS 12ª Região.

Comissão de Comunicação
Texto e fotos: Cassiano Ferraz – Assessor de Comunicação do CRESS 12ª Região

Posted in Notícias.