NOTA DE APOIO À COMUNIDADE ACADÊMICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL FRONTEIRA SUL

O Conselho Regional de Serviço Social – CRESS 12ªRegião, manifesta seu apoio ao movimento de ocupação dos estudantes da Universidade Federal Fronteira Sul – UFFS e toda comunidade acadêmica em luta e resistência contra o autoritarismo. Desde 30 de agosto de 2019 os estudantes ocupam a Reitoria da UFFS em Chapecó, num movimento legítimo, contrário a nomeação e posse do Prof. Marcelo Recktenvald, que no processo democrático de escolha para Reitor ficou em 3º lugar. Reconhecemos que se trata de um movimento absolutamente necessário visto que a nomeação pelo atual governo do 3º colocado representa grave violação da autonomia da UFFS e desrespeito com o processo democrático de escolha do Reitor. As ações do atual governo em relação a educação superior em nosso país revelam um projeto que compromete seriamente a educação superior pública, gratuita, laica e referenciada, atacando frontalmente a autonomia das Universidades Federais e desrespeitando processos democráticos há muito tempo consolidados nas instituições.

O CRESS 12ª Região repudia as políticas adotadas pelo Ministério da Educação que se pautam no autoritarismo, no ataque à democracia e com poder de destruição das Universidades e Institutos Federais.

Florianópolis SC, 17 de setembro de 2019.

CONSELHO REGIONAL DE SERVIÇO SOCIAL – CRESS 12ª REGIÃO