São Miguel do Oeste recebe a Oficina “Atribuições e Competências Profissionais: Os Desafios da Relação Teoria-Prática”

Na última quarta-feira (11/09/2019) foi realizada a Oficina “Atribuições e Competências Profissionais: Os Desafios da Relação Teoria-Prática” na cidade de São Miguel do Oeste, tendo 49 participantes da região do NUCRESS Extremo Oeste. Esse encontro foi o primeiro de oito oficinas que irão ocorrer em 2019, uma em cada NUCRESS, sendo que outros cinco NUCRESS receberão a oficina no primeiro semestre de 2020. (Veja a programação AQUI)

Auditório do IFSC

O CRESS 12ª Região foi representado pela Conselheira Lenir Hermes, que afirmou ser “um desafio para o CRESS pensar a atividade do segundo semestre para os NUCRESS, que estão organizados em 13 regiões do estado, mas o tema proposto para ser discutido através de oficinas tem atendido a demanda da categoria de discutir as questões da profissão num momento de avanço do conservadorismo e perda de direitos da classe trabalhadora”. Lenir ainda ressaltou que o NUCRESS Extremo Oeste foi implantado em maio de 2018 e desde então tem acompanhado, enquanto conselheira, o processo de organização da categoria naquela região. “É importante salientar que a região está se fortalecendo através das discussões neste espaço coletivo e tirou como encaminhamento realizar de forma continuada estudo de conteúdos do serviço social através do NUCRESS.” Afirmou Lenir Hermes.

Conselheira A.S. Lenir Hermes

As Oficinas são organizadas pelo CRESS 12ª Região e tem o apoio dos NUCRESS, do Programa de Pós-graduação da UFSC e do CNPQ. Essa oficina realizada em São Miguel do Oeste foi coordenada por Maria Teresa dos Santos (A.S. Doutora Professora da UFSC), Nalá Sánchez Caravaca (A.S. Doutoranda pela UFSC), Denise Gerardi (A.S. Mestranda pela UFSC) e Bruna Depiné (Estudante de Serviço Social pela UFSC). A Professora Doutora Maria Teresa dos Santos avaliou que:

“A Oficina realizada com os/as Assistentes Sociais de São Miguel do Oeste suscitou importantes reflexões acerca do cenário de regressão de políticas sociais e de judicialização dos direitos, intensificando as demandas de trabalho das/dos Assistentes Sociais. Destacou-se especialmente como a contrarreforma da Previdência Social e consequente precarização do acesso aos serviços do INSS, restrito à Central de Serviços do INSS e ao telefone 135, tem transbordado em busca de atendimento e respostas às/aos Assistentes Sociais e prefeituras municipais, especialmente àquelas que atuam na área da assistência social. Em que pese tal quadro de enormes desafios da profissão, avaliamos que discutir, conhecer, aprofundar nossos conhecimentos sobre as determinações de tal conjuntura socioeconômica é condição sine qua non para organização da categoria, juntando-se as lutas mais gerais da classe trabalhadora. O Nucress Extremo Oeste, criado em 2018, tem importante tarefa de contribuir na articulação das/dos profissionais da região.”

Representantes da UFSC coordenadoras da Oficina

Durante o encontro, que teve o apoio do NUCRESS Extremo Oeste, também foi alterada a coordenação no Núcleo. A Vice-coordenadora Lucelia Costacurta deixou o cargo, dando lugar a Gabriela Guaragni. A composição do NUCRESS Extremo Oeste ficou da seguinte forma:

Coordenadora: Greice Farias
Vice-coordenadora: Gabriela Guaragni
Secretária: Adriana Schmith
Vice-secretária: Talita Paula Scandolara

Aproxime se do NUCRESS Extremo Oeste. Entre em contato através do email: nucressextremooeste@cress-sc.org.br.

Participe das Oficinas “Atribuições e Competências Profissionais: Os Desafios da Relação Teoria-Prática”!

Veja a programação no site do CRESS 12ª Região www.cress-sc.org.br/oficinasatribuicoesecompetencias.

Comissão de Comunicação – CRESS 12ª Região

Posted in Notícias.