Nota de Apoio a Greve dos/das Discentes da Graduação e do Programa de Pós Graduação de Serviço Social da UFSC

O CRESS 12ª Região vem manifestar Apoio ao Movimento de Greve dos/as Discentes da Graduação e do Programa de Pós Graduação de Serviço Social da UFSC deflagrado em assembleia estudantil no dia 09 de setembro de 2019. O Conjunto CFESS/CRESS defende uma sociedade sem opressão e faz a Defesa Intransigente dos Direitos Humanos. A Política de Educação Permanente construída coletivamente pela categoria profissional reafirma e visa fortalecer os Princípios Fundamentais do Código de Ética do/a Assistente Social, no que se refere ao “compromisso com a qualidade dos serviços prestados a população e com o aprimoramento intelectual, na perspectiva da competência profissional”. Dessa forma, mantemos posição firme e vigilante frente à precarização do ensino de Graduação e Pós Graduação, manifestando posicionamentos coletivos, na defesa da Educação “pela via da ampliação de conhecimentos e construção de formas de sociabilidade, da vivência coletiva” (ABEPSS; CFESS, p. 786, 2011). Portanto, manifestamos total apoio ao MOVIMENTO DE GREVE definido pelos/as Discentes da Graduação e do Programa de Pós Graduação em Serviço Social da UFSC na qual juntamente destacamos que nossa luta transcende à defesa da Universidade e encampa a contrariedade ao projeto do capital, intensificados por este Governo, de ataque aos direitos da classe trabalhadora. Defendemos a legitimidade do movimento frente ao desmonte da política pública de educação; manifestamos apoio às instituições federais públicas de ensino, frente ao contingenciamento de recursos públicos, que impactam negativamente na classe trabalhadora, considerando que os cortes orçamentários de 2019 e a proposta orçamentária apresentada para o ano de 2020 impedem ações de infraestrutura e funcionamento da Universidade, acarretando na extinção de bolsas de estudo e pesquisa e conseqüentemente o comprometimento da realização de pesquisas e extensão, na inviabilização da internacionalização universitária, na permanência de pesquisadoras/es e estudantes! Por todo o desmonte da política pública de educação, entendemos a greve como instrumento e manifestação de luta coletiva em defesa da Universidade pública/gratuita e de qualidade.

Juntamo-nos ao movimento fortalecidos/as por meio da Campanha da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social – ABEPSS “Formação com Qualidade – É Educação com Direitos pra você! Graduação em Serviço Social Legal, Crítica e Ética” dizendo NÃO ao desmonte da Política de Educação!

Florianópolis, 13 de setembro de 2019.
Conselho Regional de Serviço Social – CRESS 12ª Região
Gestão 2017/2020 – “Em Tempo de Luta, Defendendo Direitos!”