SEMINÁRIO NACIONAL SERVIÇO SOCIAL E DIREITOS HUMANOS

Em cumprimento de uma das deliberações expressa no 46° Encontro Nacional do conjunto CFESS/CRESS, aconteceu nos dias 08 e 09 de agosto, na cidade de Salvador, o 2° Seminário Nacional Serviço Social e Direitos Humanos, que teve como tema central o diálogo da questão racial.

Conselheiras/o da gestão do CRESS 12ª Região “Em Tempo de Luta, Defendendo Direitos” participaram do evento, bem como o agente fiscal, trabalhador do Conselho.

Profissionais renomados/as, representantes de movimentos sociais, contribuíram para reflexões nos dois dias de encontro, principalmente a partir da exposição das diversas expressões do racismo no Brasil, como o genocídio da população negra, a situação econômica da população negra, encarceramento em massa, criminalização, condições das mulheres. Expuseram a realidade brasileira da população negra, a partir de falas aguerridas, cheias de emoção, convocando a categoria profissional a se posicionar contra o racismo, além disso, convocando para combater o racismo no cotidiano, a partir de práticas antirracistas.

O evento contou com mesas que abordaram a trajetória histórica da população negra, o racismo no Brasil em tempos de desigualdade, proliferação de ódio, em tempos de uma conjuntura de retrocessos, de manifestações de racismo principalmente por parte do Estado, por meio do seu exercício do poder.

Portanto, esse evento chamou, mais uma vez, a categoria profissional a se posicionar contrária as manifestações de racismo individual, coletiva, institucional e estrutural, sem permitir que haja naturalização de práticas racistas. Chamou a atenção para a concepção de racismo estrutural, uma vez que o racismo é inerente à ordem social e por isso explicitaram que cabe ao Estado atentar-se a questão racial, de tal modo, que possibilite o investimento em políticas internas que visem a promoção da igualdade e da diversidade, que busque remover obstáculos para ascensão das minorias, entre outras ações que possam coibir o racismo.

De fato, ficou explicito que o racismo é decorrência da própria estrutura social, a partir da constituição das relações políticas, econômicas, jurídicas, assim ele é estrutural. Neste sentido, a partir das trocas de experiências, vivências, relatos emocionados, o evento trouxe para os/as Assistentes Sociais que o racismo na sociedade brasileira é regra e não exceção.

Sendo assim, foi enfatizado que se torna imperativo pensar estratégias de mudanças profundas de combate ao racismo a partir das relações sociais, políticas e econômicas, pois mesmo que ele seja compreendido como estruturante na sociedade, não significa dizer que o racismo é uma condição incontornável e que as ações antirracistas serão inúteis.

O racismo é um processo histórico e político, e o 2º Seminário Nacional Serviço Social e Direitos Humanos, veio para afastar análises superficiais ou até mesmo reducionistas sobre a questão racial as quais dificultam o combate ao racismo. Veio demonstrar que o racismo é estrutural na sociedade, o que nos torna ainda mais responsáveis pelo combate ao racismo e aos racistas.

Flávia de Brito Souza Garcia
Conselheira do CRESS 12ª Região

Posted in Notícias, Racismo.