CFESS convida entidades de pessoas com deficiências para debater sobre acessibilidade

Conselho Federal produzirá em breve novo documento sobre a questão

Imagem de representantes das entidades em círculo durante o debate na sede do CFESS. Representantes de diversas entidades se reuniram no CFESS (foto: Diogo Adjuto/CFESS)

O Serviço Social deliberou no Encontro Nacional, eixo Administrativo-Financeiro: “efetivar ações de acessibilidade e elaborar uma normativa de orientação, visando a superar as barreiras físicas, de comunicação e atitudinais, nas instâncias do Conjunto CFESS-CRESS”. Já há alguns anos, o CFESS vem realizando ações para aprimorar e ampliar a acessibilidade, seja em sua sede, seja nos instrumentos de comunicação que produz, seja nos eventos que realiza. E, em breve, o Conjunto CFESS-CRESS terá um novo documento orientador nesse âmbito, com normativas para acessibilidade no Conjunto.

No sentido de fortalecer o debate e angariar aliados/as, bem como conhecer mais sobre diferentes tipos de deficiências, conceitos sobre cada uma, necessidades, o CFESS realizou, nesta segunda-feira (5/8) uma reunião com entidades representativas de pessoas com diversos tipos de deficiências: Associação dos Familiares, Amigos e Portadores de Doenças Graves (Afag); Conselho Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência (Conade) – com representação dos/as trabalhadores/as; Organização Nacional de Cegos do Brasil (ONCB); Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas por Hanseníase; Associação Brasileira de Autismo; Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down; Associação Brasileira de Ostomizados; Conexus.

Representado pelas conselheiras Josiane Soares e Régia Prado, o CFESS, na reunião, abriu espaço para ouvir as principais demandas de cada entidade, a fim de subsidiar o documento que será produzido pelo Conselho Federal, de modo a sistematizar diretrizes e orientações gerais para o Conjunto CFESS-CRESS, diante das especificidades das diversas deficiências.

A presidente do CFESS, Josiane Soares, destaca que “o Conselho, ao longo dos últimos anos, tem buscado tornar cada vez mais acessíveis os conteúdos e materiais que produz. No entanto, a ideia é ampliar as estratégias de acessibilidade para o âmbito físico e considerando especialmente as questões relacionadas à superação de barreiras atitudinais, por meio de orientações nacionais”.