São Miguel do Oeste recebe o evento alusivo ao dia do/a Assistente Social

Na tarde de terça-feira, dia 09 de julho de 2019, os/as Assistentes Sociais da região do NUCRESS Extremo Oeste participaram do evento alusivo ao dia do/a Assistente Social na cidade de São Miguel do Oeste.

O tema abordado foi “Regressão de Direitos tem Classe e Cor: Assistentes Sociais no Combate ao Racismo” e a Assistente Social Anna Carolina M. do Espírito Santo coordenou o debate que encerrou as atividade realizadas nos 13 NUCRESS de Santa Catarina.

A palestra faz parte das atividades em comemoração ao dia dos/as Assistentes Sociais (15 de maio).

Dentre as muitas reflexões feitas naquela tarde, a secretária do NUCRESS Extremo Oeste, Adriana R. V. Schmitt, ressalta a “contextualização da banalização da discriminação racial na sociedade, onde a raiz histórica de escravidão, subordinação, submissão, abusos e intolerâncias, se perpetuam no imaginário das pessoas e aparecem nas pequenas coisas do dia a dia, nas falas que marginalizam, nas piadas que constrangem, no trato e na relação de poder quando o/a negro/a é alvo de comportamentos que o oprimem e discriminam…”.

Adriana também reforça o fato de que “os/as negros/as representam 54% da população brasileira. As buscas constantes por igualdade de oportunidades perpassam pela superação da precarização dos atendimentos à população carente e excluída, a luta constante da população negra por justiça social, acesso a salários igualitários, respeito aos direitos conquistados como “Cotas Raciais”, atendimentos dignos na saúde, segurança pública e na educação.”

Lenir Hermes, Conselheira do CRESS 12ª Região, avalia que “o tema abordado pela palestrante Anna C. M. do Espírito Santo provocou as profissionais presentes para a reflexão sobre a atuação do/a Assistente Social frente as questões do racismo no cotidiano profissional.” Lenir afirma que: “Acompanhando as discussões das Assistentes Sociais presentes nas atividades nos NUCRESS Oeste (08/07) e Extremo Oeste identifiquei a necessidade de intensificar o debate sobre o Racismo com categoria.”

Adriana R. V. Schmitt, secretária do NUCRESS Extremo Oeste, também aponta que “quando se fala em igualdade de gênero, a mulher negra é ainda mais penalizada. Os obstáculos pela legitimação dos direitos básicos como dignidade, respeito e igualdade encontram-se ainda mais fortes e opressores na sociedade.” Adriana avalia que a negra sofre, além da discriminação, a qualidade negativa por ser mulher negra.

“Se as mulheres brancas já estão em escala de desigualdade de oportunidades e direitos frente aos homens, as negras têm em seu desfavor o preconceito oriundo a submissão e escravidão histórica à mulher branca.” Afirma Adriana Schmitt.

Comissão de Comunicação – CRESS 12ª Região

 

Posted in Notícias, Racismo.