Chapecó recebe o evento alusivo ao dia do/a Assistente Social

Na tarde de hoje (08/07/2019), em alusão ao Dia do/a Assistente Social, os/as profissionais que abrangem o território do NUCRESS Oeste reuniram-se para as reflexões acerca do Racismo. A mediadora foi a Assistente Social Anna Carolina M. do Espírito Santo e a discussão provocou a categoria a olhar para a própria atuação refletindo sobre os conceitos de racismo, preconceito e discriminação, percebendo em especial, a condição da mulher pobre e negra. O tema do evento, como nos demais encontros, foi “Regressão de Direitos tem Classe e Cor: Assistentes Sociais no Combate ao Racismo.”

Para Kelly Caon, Coordenadora do NUCRESS Oeste, outro aspecto que chamou a atenção das participantes faz referência ao racismo institucional a postura profissional uma vez que “numa sociedade racista, não basta não ser racista é necessário ser antirracista” (Ângela Davis).

As profissionais participantes trouxeram ainda questões regionais uma vez que a colonização desse território deu-se, expressivamente por descendentes europeus e, com a chegada nos últimos anos de imigrantes, especialmente imigrantes negros, tem identificado a necessidade urgente de reflexão, discussão e adoção de estratégias que possam efetivar os compromissos éticos com o projeto político profissional.

A.S. Conselheira Lenir Hermes

Para Lenir Hermes, Conselheira do CRESS 12ª Região que participou da atividade, “o encontro foi uma oportunidade para a discussão sobre o racismo que está presente na sociedade e nos espaços sócio ocupacionais dos Assistentes Sociais”. Lenir salientou que “as manifestações das colegas presentes apontaram para a necessidade de aprofundar este conteúdo ainda incipiente na região.”

Durante a atividade duas novas colaboradoras passaram a fazer parte da coordenação do NUCRESS Oeste: Marilei Cebulski Rodrigues e Tatiane Chagas.

Comissão de Comunicação – CRESS 12ª Região

 

Posted in Notícias, Racismo.