SEMINÁRIO ESTADUAL ESTÁGIO E A QUESTÃO ÉTNICO-RACIAL NO SERVIÇO SOCIAL

Na perspectiva de fortalecer a articulação entre formação e exercício profissional e unir esforços na luta contra a precarização da formação e do trabalho profissional, a Comissão de Articulação, Formação e Trabalho do CRESS 12ª Região idealizou o Seminário Estadual ESTÁGIO E A QUESTÃO ÉTNICO-RACIAL NO SERVIÇO SOCIAL.

O desafio é aprofundar o debate sobre estágio em Serviço Social com base nos documentos das Entidades da categoria profissional e o lugar hoje ocupado pelo estágio no processo de formação. Soma-se a isso a urgência de fomentar reflexões sobre a questão étnico-racial alinhado à campanha do Conjunto CFESS/CRESS e aos subsídios da ABEPSS no que se refere ao processo de formação e trabalho.

Nesse movimento pensar estágio exige priorizar demandas que atravessam seguidamente o cotidiano da profissão, aqui o destaque centra-se na questão ético-racial, que precisa ser pautada também no processo de formação, permeada pela defesa intransigente dos direitos humanos e no combate a toda forma de opressão e discriminação.

Nossa escolha por esta pauta está localizada em dois movimentos simultâneos:

1- Estágio enquanto processo formativo e balizado por documentos importantes que subsidiam a academia e o cotidiano da profissão, com destaque: PNE- Política Nacional de Estágio da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social – ABEPSS, resolução CFESS 533/ 2008 que Regulamenta a SUPERVISÃO DIRETA DE ESTÁGIO no Serviço Social, Lei Nº 11.788/2008 – A Lei do Estágio, a Brochura  “Meia Formação não Garante um Direito – O que você precisa saber sobre a supervisão direta de estágio em Serviço Social.” – CFESS;

2- Articulação direta da Campanha do Conjunto CFESS/CRESS “Assistentes Sociais no combate ao Racismo” com os Subsídios para o Debate Sobre a Questão Étnico-Racial na Formação em Serviço Social da ABEPSS, fortalecendo a formação e o exercício profissional como defesa da profissão pautando, neste sentido,  movimentos de lutas sociais

O evento ocorrerá no dia 03/06/2019, das 08h30 às 16h30, no Auditório do Centro Sócio Econômico – CSE/UFSC, Florianópolis/SC. Já estão confirmadas como palestrantes a Dra. Thaisa Teixeira Closs (Vice-Coordenadora ABPESS Região Sul e docente da UFRGS) e a Dra. Cristiane Luiza Sabino de Souza (Docente UFSC).

Serão disponibilizadas 120 vagas para Assistente Sociais Supervisores/as acadêmicos/as, de campo ou interessados/as no debate do tema, professores/ as e estudantes.
O certificado será encaminhado via e-mail, com base na lista de presença.

Programação

08h00-08h30 – Credenciamento

08h30-09h00 – Abertura

09h00-11h00 – Mesa 1: O LUGAR DO ESTÁGIO EM SERVIÇO SOCIAL NO PROCESSO DE FORMAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DAS COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS

Dra. Thaisa Teixeira Closs (Vice-Coordenadora ABPESS Região Sul e docente da UFRGS)

11h00-12h00 – Debate

Coordenação: Inez Rocha Zacarias (ABEPSS/ UFSC/CAFT- CRESS)

13h30-15h30 – Mesa 2 – O Debate étnico-racial na formação e no trabalho profissional.

Dra. Cristiane Luiza Sabino de Souza (Docente UFSC) Coordenação:  Kátia Madeira (CAFT-CRESS)

15h30-16h30 – Debate

16h30 – Encerramento.

Inscrições: Gratuitas

Inscrição para Profissionais – Clique AQUI

Inscrição para Estudantes – Clique AQUI

 

Materiais de interesse:

http://www.cfess.org.br/visualizar/noticia/cod/1491

http://www.abepss.org.br/arquivos/anexos/subsidio_debate_uestao_etnico_servico_social-201812041419427146430.pdf

http://www.cfess.org.br/arquivos/BROCHURACFESS_ESTAGIO-SUPERVISIONADO.pdf

Organização: Apoio:

Conselho Regional de Serviço Social – CRESS 12ª Região

Posted in Eventos, Notícias.