Criciúma recebe o evento comemorativo ao dia do/a Assistente Social nesta terça-feira

O CRESS 12ª Região, com o apoio do NUCRESS Sul, realizou na tarde de hoje (14/05/2019) o evento alusivo ao dia do/a Assistente Social na cidade de Criciúma. A atividade foi realizada  na Universidade do Estremo Sul de Santa Catarina – UNESC, e contou com a participação de 39 profissionais.

O tema da palestra, como nas demais regiões, foi “REGRESSÃO DE DIREITOS TEM CLASSE E COR: ASSISTENTES SOCIAIS NO COMBATE AO RACISMO” e contou com a fala das Professoras Doutoras Cristiane Luiza Sabino de Souza, do departamento de Serviço Social da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, e Loiva de Oliveira Machado, do departamento de Serviço Social da Universidade Federal do Rio Grande do Sul –  da UFRGS.

Também estiveram presentes a Conselheira Presidente do CRESS/SC, Assistente Social Miriam Martins Vieira da Rosa, a Conselheira Ana Silvia Simon e os atuais Assistentes Sociais membros da coordenação do NUCRESS SUL – Cássio Eduardo da Silveira Tondolo (Coordenador), Micheline Costa Alves (Vice-coordenadora) e Jéssica Saraiva da Silva (Secretária).
A temática do evento que foi definida pela categoria profissional nos encontros do Conjunto CFESS/CRESS em 2018, e que se articula com a campanha da gestão do CFESS, triênio 2017-2020, intitulada “Assistentes Sociais no combate ao Racismo”, busca problematizar junto à categoria profissional, que a regressão dos direitos sociais e o fortalecimento das orientações neoliberais sobre as politicas públicas, acabam diretamente atingindo e violando pessoas negras, pobres e especialmente às mulheres.

Além da mesa central com as professoras convidadas, que foi mediada pelo Assistente Social Cássio Tôndolo e pela Conselheira Miriam, o evento ainda contou com uma apresentação cultural e uma confraternização alusiva ao dia do/a Assistente Social ao final.
A apresentação cultural ficou por conta da artista Gisele Costa (foto acima), mulher Paraense, que reside em Criciúma há cerca de um ano. Gisele é professora de corporeidade afro na escola de teatro Priscila Leonor, e brindou os participantes com uma apresentação de dança do gênero musical carimbó, aliando a expressões corporais e teatrais que representavam a luta e resistência da mulher negra e nordestina na sociedade.
O atual coordenador do NUCRESS SUL, Cássio que atua na equipe do Consultório na Rua de Criciúma, avaliou que o debate do “Combate ao Racismo”  é extremamente necessário para a efetivação do projeto ético-político da profissão, que tem como base “o empenho na eliminação de todas as formas de preconceito, incentivando o respeito à diversidade, à participação de grupos socialmente discriminados e a discussão das diferenças” como princípios éticos fundamentais.
O coordenador ainda destaca que ações como estas, de realização de diferentes eventos no estado de Santa Catarina, acabam por contribuir, não só no fortalecimento da profissão, mas também na consolidação da interiorização das ações do CRESS/SC, que acaba se aproximando da categoria profissional e cumprindo não só sua função precípua de “orientação e fiscalização”, mas, também no fortalecimento das bandeiras de luta das/os Assistentes Sociais e da dimensão politica da profissão.

Para Miriam, o evento foi um “momento de reflexão e debate acerca do racismo no Brasil e como os/as Assistentes Sociais podem contribuir no combate do racismo. A discussão e análise do tema se pautou nas questões estruturais de formação política e econômica da sociedade brasileira, articuladas com os princípios do nosso código de ética. Os profissionais atenderam o convite do conjunto CFESS/CRESS para defender a profissão e, também, para comemorar o dia do/a Assistente Social”.

Nesta quarta-feira as cidade de Florianópolis e Balneário Camboriú recebem a atividade.

Comissão de Comunicação – CRESS 12ª Região

Posted in Notícias, Racismo.