Lages recebe o evento alusivo ao dia do/a Assistente Social nesta segunda-feira

Nesta segunda-feira (13/05/2019) a cidade de Lages foi sede do encontro alusivo ao dia do/a Assistente Social, com o apoio do NUCRESS Planalto Catarinense.

Parar dialogar sobre a temática “REGRESSÃO DE DIREITOS TEM CLASSE E COR: ASSISTENTE SOCIAL NO COMBATE AO RACISMO”,O CRESS 12 ª REGIÃO trouxe a Lages a Dra. A.S. Cristiane Luiza Sabino de Souza – Professora do Departamento de Serviço Social da UFSC e também Colaboradora do IELA – Instituto de Estudos Latino Americano da UFSC.

A abertura da atividade foi realizada por Lauro Santos, A.S. Coordenador do NUCRESS Planalto Catarinense, que  falou sobre a importância da data para  a categoria de Assistentes Sociais.

O evento ocorreu no Auditório do MID LAGES, na Universidade do Planalto Catarinense – UNIPLAC, e contou com a participação de 37 Profissionais.
Lauro ressalta que há 62 anos comemora-se no Brasil, no dia 15 de maio, o dia do/a Assistente Social. “Esse dia foi escolhido por marcar a regulamentação da profissão, em 1957. De lá para cá, não apenas a especialização desses profissionais cresceu, mas também a demanda da sociedade por sua presença e atuação.
O/a Assistente Social está presente em inúmeras áreas de atuação profissional, é indispensável para o desenvolvimento social do País. Mulheres e homens que atendem ao chamado de uma vocação especial, a de protagonizar a luta pela construção de uma sociedade mais justa, humana e igualitária”. Complementa Lauro.

Lauro ainda revela que na sua trajetória na área social, tem testemunhado a seriedade com que os/as Assistentes Sociais exercem suas funções, atuando junto àqueles que ainda não foram alcançados pelas políticas públicas. “Eles são fundamentais para o avanço do desenvolvimento social no nosso País. E os avanços têm sido imensos.
Desde o início do século 20 o trabalho de Assistente Social começou a se desenvolver no Brasil. Em 1957, a profissão foi regulamentada e, já por aquela época, a presença do/a Assistente Social crescia em importância dentro das entidades sociais, na orientação das famílias; na esfera pública.
A Constituição Federal de 1988 estabeleceu com clareza os direitos dos cidadãos e impôs, como valores centrais da nossa sociedade, a igualdade, a inclusão, o respeito às diferenças e a proteção da população em situação de vulnerabilidade. Nesse contexto, os/as Assistentes Sociais tornaram-se imprescindíveis para o conhecimento das múltiplas realidades sociais do País, para a formulação execução de programas, serviços e projetos em muitas políticas públicas”. Afirma Lauro.

“Quero parabenizar e homenagear a todos/as os/as Assistentes Sociais comprometidos com a defesa intransigente dos direitos humanos”. Finaliza Lauro.

Da esq. para dir.: Cristiane Luiza Sabino de Souza,  Lauro Santos e Ana Silvia Simon

A Roda de Conversa foi mediada por Ana Silvia Simon, A.S. Conselheira do CRESS 12ª Região. Para Ana “o encontro proporcionou um importante momento de reflexão sobre tema, onde foram discutidas estratégias de identificação das manifestações de racismo no cotidiano profissional dos/as Assistentes Sociais”. “Os participantes interagiram com as discussões, propondo estratégias de combate ao racismo”. Avaliou Ana Simon.

Nesta terça-feira o evento será em Criciúma.

Posted in Notícias, Racismo.