Rio do Sul realiza o quinto encontro alusivo ao dia do/a Assistente Social nesta sexta-feira

O Conselho Regional de Serviço Social de Santa Catarina, em parceria com os 13  NUCRESS do estado, vem realizando atividades alusivas ao dia do/a Assistente Social no mês de maio.

Nesta sexta-feira (10/05/2019), 59 profissionais participaram, cidade de Rio do Sul, da atividade que contou com a palestra da Professora Doutoranda Jussara Francisca de Assis dos Santos, que palestrou sobre o tema escolhido para conduzir as reflexões deste ano: “Regressão de Direitos Tem Classe e Cor: Assistente Sociais no Combate ao Racismo”.

A professora Jussara, após o quinto evento que participou, afirmou que: “Não tenho como pensar sobre os encontros dos quais participei sem pensar que tivemos a oportunidade de construir, coletivamente, formas de fortalecimento dos direitos sociais no Brasil. Este fortalecimento se faz mais efetivo ao considerarmos que as relações sociais têm nas dimensões de gênero e raça/cor sérias determinações. A intersecção entre classe, gênero e raça/cor é de fundamental importância ao analisarmos as expressões da questão social no Brasil e as possibilidades do Serviço Social neste processo. A partir destas considerações tivemos a chance de refletirmos como as desigualdades sociais se intensificam sobre determinados grupos sociais, tendo as mulheres negras como foco de análise. Neste sentido, acredito que a circulação de conhecimentos nos enriqueceu enquanto profissionais comprometidas (os) com os direitos sociais e humanos da população que buscam assistência nos variados espaços sócio ocupacionais dos quais trabalhamos, sobretudo, as mulheres negras e pobres”.

O evento, que teve o apoio do NUCRESS Alto Vale do Itajaí, contou com a presença das Assistentes Sociais que compõe sua coordenação (fotos acima) e é da seguinte forma constituído:

Coordenadora Claudia Mara Fronza da Silva, Vice-coordenadora Izalene Theiss da Rosa, Secretária Jane da Rosa Defrein Lindner e Vice-secretária Marlise Neuhaus.

Para a coordenadora do NUCRESS, Cláudia M. F. Dá Silva, “o evento foi um momento muito significativo para nós Assistentes Sociais. Discutir racismo em tempos de aumento das violações e perdas de direitos é algo pertinente e necessário. Precisamos aprofundar esta discussão para combater o preconceito vivenciado nas relações sociais e no cotidiano dos brasileiros. A participação expressiva dos profissionais no evento demonstra o interesse e a necessidade de ampliação de debates acerca das questões sociais e fortalece a categoria para o exercício profissional”.
Foi também uma oportunidade de encontro e comemoração pelo Dia da/o Assistente Social, concluiu Cláudia.

A presidente do CRESS/SC, Miriam Martins Vieira da Rosa, participou com a Professora Jussara dos eventos desta semana. Foram atividades produtivas, com grande participação dos profissionais. Encerramos esta semana em Rio do Sul com um bom debate acerca do/a Assistente Social no combate ao racismo.

Teremos mais oito eventos este mês! Acompanhe a programação e agende-se! http://cress-sc.org.br/2019/04/17/eventos-alusivos-ao-dia-do-a-assistente-social-2019

Comissão de Comunicação

Posted in Notícias, Racismo.