Orientação Técnica e Roda de Conversa acerca do Sigilo Profissional na Assistência Estudantil

Diante das várias demandas de orientação atendidas pelo CRESS 12ª Região, acerca do sigilo profissional do Serviço Social no âmbito da atuação na Assistência Estudantil em instituições federais, deliberou-se pela emissão de Orientação Técnica acerca do tema, com base na realidade catarinense.

A construção do documento deu-se a partir da articulação e empenho de Grupo de Trabalho constituído por Assistentes Sociais representantes das instituições: Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense (IFC) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC); além de Assistentes Sociais vinculadas diretamente à estrutura do CRESS 12ª Região, nos cargos de Conselheira, Coordenadora Técnica e Agente Fiscal.

O conteúdo ético-político em questão converge com a Deliberação nº 6, do Eixo Orientação e Fiscalização Profissional, definida como prioridade no 47º Encontro Nacional do Conjunto CFESS/CRESS, realizado na cidade de Porto Alegre/RS, de 06 a 09 de setembro de 2018: “Aprofundar a discussão sobre as competências e atribuições privativas do/a Assistente Social, contemplando o material técnico sigiloso e requisições de natureza inter, multi e transdisciplinar”. O documento foi apresentado em Roda de Conversa realizada no dia de hoje (11/04/2019), a qual também contou com fala do Prof. Dr. Maurílio Castro de Matos – Professor Adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Assistente Social da Secretaria Municipal de Saúde de Duque de Caxias/RJ e Conselheiro Presidente da Gestão do CFESS 2014-2017 – acerca das implicações e dimensões do sigilo profissional do Serviço Social.

Conselheira do CRESS 12ª Região Mayara Camila Furtado, Assistente Social da UFSC

Ms. Larissa Bran Back, Assistente Social da UFFS – Campus Chapecó

Em breve, a Orientação Técnica mencionada estará disponível no site do CRESS, bem como a gravação da atividade no Canal do CRESS no You Tube (www.youtube.com/cress12regiao). Acesse e contribua com o aprofundamento deste debate!

Comissão de Comunicação – CRESS 12ª Região

Fotos: Cassiano Ferraz – Assessor de Comunicação CRESS 12ª Região