CFESS defende a convocação da Conferência Nacional de Assistência Social

Durante o evento `Suas de ponta a ponta` no RJ, Conselho Federal lança nota pública

Arte ilustrativa com o assunto da nota divulgada pelo CFESS.Arte: Rafael Werkema/CFESS

Nesta quarta-feira (3/4), ocorreu no Rio de Janeiro (RJ) a segunda edição do projeto ‘Suas de ponta a ponta’ (saiba mais aqui), com a participação de quase 100 assistentes sociais. Na ocasião, um dos assuntos abordados foi a importância da organização da categoria e de usuários/as das políticas sociais na defesa de seus direitos, de melhores condições de trabalho e do acesso aos benefícios a que têm direitos.

Um desses mecanismos, destaca a conselheira do CFESS Daniela Castilho, refere-se à realização das Conferências Nacionais sobre as diversas políticas (assistência social, saúde, etc.). “Por isso, hoje o CFESS divulga uma nota pública, exigindo a convocação da 12 ª Conferência Nacional de Assistência Social pelo Conselho Nacional de Assistência Social, na 273ª Reunião Ordinária do CNAS, que ocorrerá em abril de 2019”, destaca Castilho.

No documento, que pode ser acessado aqui, o Conselho Federal manifesta que “a convocação das conferências é parte constituinte de um processo autônomo de debates entre os/as trabalhadores/as, usuários/as e gestores/as, sendo um dos instrumentos de democratização da gestão pública, bem como o respeito também à autonomia do próprio CNAS”.

Imagem do público reunido durante o evento Suas de Ponta a Ponta no Rio de Janeiro.Segunda edição do projeto ocorreu nesta quarta, no Rio de Janeiro (foto: Rafael Lopes/CRESS-RJ)

A convocação da 12ª Conferência Nacional de Assistência Social será um dos itens da pauta da reunião do Conselho Nacional de Assistência Social, que ocorrerá no próximo dia 9 de abril e na qual o CFESS estará presente.

Acesse aqui a nota completa

Gestão É de batalhas que se vive a vida – 2017/2020
Diogo Adjuto – JP/DF 7823