Inscrições para o Seminário sobre o sociojurídico começam na sexta (22/2)

As vagas são limitadas. As inscrições são gratuitas e deverão ser feitas por meio de link disponibilizado no site do CFESS

Imagem mostra o título do evento, com uma figura de toga segurando uma balança da Justiça desequilibrada, pesando para o lado contrário aonde há desenhos que representam a população. Esta se aglomera tentando agarrar a balança, na luta por justiça, e ao fundo olhos no sentido de estar atento ao que acontece no SociojurídicoAs inscrições começarão na próxima sexta, 22/2 (Arte: Rafael Werkema/CFESS)

Atenção: as inscrições para o 3º Seminário Nacional ‘O trabalho do/a assistente social no sociojurídico’ foram antecipadas e começarão na próxima sexta-feira (22/2), a partir de 10h, em link na página inicial do site do CFESS.

O evento, gratuito, ocorrerá nos dias 4 e 5 de abril, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Auditório Odylo Costa Filho, localizado na Rua São Francisco Xavier, 524, Maracanã, Rio de Janeiro (RJ).

Ao todo, serão disponibilizadas 700 vagas, sendo 600 para assistentes sociais (e também outras categorias profissionais afins) e 100 vagas para estudantes de Serviço Social.

Também haverá transmissão online dos dois dias do evento.

A proposta do seminário é debater sobre o trabalho profissional nos diversos espaços sócio-ocupacionais do sociojurídico, abordando aspectos que passam pelo contexto do Estado Penal, da judicialização da questão social, das possibilidades e desafios na consolidação do projeto ético-político profissional, entre outros.

O evento é mais uma ação do Conjunto CFESS-CRESS na perspectiva do aprimoramento e qualificação do trabalho profissional da categoria. A carga horária será de 12h e só receberá certificado quem participar presencialmente.

Abaixo, você pode conferir a programação completa do evento e as temáticas que farão parte dos debates!

Anote!

3º Seminário Nacional O trabalho do/a assistente social no sociojurídico

Quando: dias 4 e 5 de abril de 2019 (quinta e sexta-feira)
Onde: Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) – Auditório Odylo Costa Filho – Rua São Francisco Xavier, 524, Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Inscrições: gratuitas, pelo site do CFESS a partir de sexta-feira (22/2)
Vagas limitadas: 600 vagas para assistentes sociais / 100 vagas para estudantes de Serviço Social

Programação completa

Dia 4 de abril de 2019 (quinta-feira)

8h30 – Abertura

– Josiane Soares dos Santos (CFESS)
– Dácia Cristina Teles Costa (CRESS-RJ)
– Esther Luíza de Souza Lemos (Abepss)
– Renato dos Santos Veloso (Faculdade de Serviço Social / Uerj)
– Enesso

9h – Mesa 1 – O trabalho dos/as assistentes sociais no contexto do Estado penal

– Virginia Maria Gomes de Mattos Fontes – historiadora, docente da UFF
– Lucia Xavier – assistente social, coordenadora da ONG Criola

14h30 – Plenárias simultâneas

Plenária 1 – Defesa do direito a convivência familiar e comunitária: dilemas do trabalho profissional

– Eunice Terezinha Fávero – assistente social e professora da PUC-SP
– Glaucia de Fátima Batista – assistente social

Plenária 2 – Justiça restaurativa em debate

– Daniel Silva Achutti – bacharel em direito e professor da Unilasalle
– Beatriz Gershenson – assistente social e professora da PUC-RS
– Carmen Hein Campos – bacharel em direito e professora da UniRITTER

Plenária 3 – A condição das mulheres e o sociojurídico

– Fabiane Simioni – graduação em Ciências Jurídicas e Sociais e professor da Furg
– Emilly Marques Tenório – assistente social do TJ-ES
– Rubia Abs Cruz – advogada e coordenadora da ONG Themis

Plenária 4 – A questão do idoso e das pessoas com sofrimento psíquico no sociojuridico: o debate da interdição

– Salvéa de Oliveira Campelo e Paiva – assistente social da UPE
– Andrea Cristina Alves Pequeno – assistente social do TJ-RJ

Plenária 5 – Comissões técnicas e de avaliação disciplinar: dilemas para o trabalho profissional

– Tânia Maria Dahmer Pereira- assistente social da Secretaria de Adm. Penitenciária- RJ
– Silvia da Silva Tejadas – assistente social do MP-RS

Dia 5 de abril de 2019 (sexta-feira)

8h30 – Mesa 2 – A relação entre o sociojurídico e as políticas sociais: a “escuta especial” em debate

– Maurílio Castro de Matos – assistente social e professor da Uerj

– Daniela Möller – assistente social do TJ-PR e conselheira do CFESS

Gestão É de batalhas que se vive a vida – 2017/2020

Rafael Werkema – JP-MG 11732

Posted in Eventos, Notícias.