RODA DE CONVERSA ASSISTENTES SOCIAIS NO COMBATE AO RACISMO

Neste 20 de novembro de 2018, dia da Consciência Negra, o CRESS 12ª Região chamou a categoria profissional para refletir, sem pretensão de esgotar o diálogo, numa perspectiva crítica dos direitos humanos, a seguinte temática: “Assistentes Sociais no Combate ao Racismo”.

Assistentes Sociais no Combate ao Racismo é o tema de campanha da Gestão do Conjunto CFESS-CRESS (2017-2020), aprovado no fórum máximo deliberativo da categoria no ano de 2017, durante o 46° Encontro Nacional.

Para tanto, o CRESS 12ª Região em parceria com o Coletivo Negro de Serviço Social da Universidade Federal de Santa Catarina- UFSC – Magali da Silva Almeida e com a Coordenadoria Estadual de Igualdade Racial, promoveu nesta tarde no auditório do Conselho a Roda de Conversas “Assistentes Sociais no Combate ao Racismo”.

Flávia de Brito Souza, Conselheira do CRESS/12ª Região

A proposição deste momento, foi ao encontro da campanha do Conjunto que visa o combate ao racismo no exercício profissional de assistentes sociais nos mais diversos espaços sócio-ocupacionais. Neste sentido, a campanha perspectiva o incentivo da promoção de ações de combate ao racismo, a ampliação de percepções de manifestações de racismo, o combate ao racismo institucional no espaço de trabalho dos/as Assistentes Sociais, dar visibilidade a dimensão racial das demandas por direitos sociais no Brasil e denunciar o racismo no Brasil e suas variadas expressões.

Karoline Franciele dos Santos

Lilian Luiz Barbosa

Tendo em vista que nosso Projeto Ético-Político apresenta valores estabelecidos em nosso Código de Ética, princípios que nos chamam para a defesa intransigente da sociedade civil, de lutas coletivas na perspectiva de uma nova ordem societária, com destaque no princípio VI – “empenho na eliminação de todas as formas de preconceito, incentivando o respeito à diversidade, à participação de grupos socialmente discriminados e à discussão das diferenças”; e no princípio XI – “exercício do Serviço Social sem ser discriminado, nem discriminar, por questões de inserção de classe social, gênero, etnia, religião, nacionalidade, opção sexual, idade e condição física”, destacamos a importância deste momento para a categoria profissional, uma vez que o tema já faz parte da agenda política promovida pelo Conjunto CFESS/CRESS.

Juan Rafael Mirê Sanchez Chagas

Sandro Silva

Inserida neste cenário de luta a Gestão do CRESS 12ª Região, destaca a importância da temática no âmbito do exercício profissional e convida a categoria a apropriação da campanha participando das ações propostas pela gestão, pois a luta é diária.  Diante disso, o CRESS propõe que haja a construção e/ou potencialização de ações de combate ao racismo, orientadas pelo Projeto Ético-Político da profissão, diante de uma conjuntura de contradições, em tempos de barbárie, de violação e cerceamento de direitos, de processos discriminatórios.

Saiba mais:

A simbologia do 20 de novembro está atrelada a história e luta de Zumbi dos Palmares. Zumbi é considerado um dos grandes líderes da história do Brasil. Símbolo de resistência e luta contra a situação de escravidão, lutou pela liberdade de culto, religião e prática da cultura africana no Brasil Colonial. O dia de sua morte, 20 de novembro, é lembrado e comemorado em todo o território nacional como o Dia da Consciência Negra.

Esta data é marcada pelo fortalecimento, intensificação das lutas, principalmente, por parte da população negra, uma vez que os direitos desta população são historicamente violados, e os pilares da desigualdade racial são cada dia mais intensificados.

Texto: Flávia de Brito Souza – Conselheira CRESS 12ª Região
Fotos: Cassiano Ferraz – Assessor de Comunicação CRESS 12ª Região

Posted in Notícias, Racismo.