Assistentes Sociais no combate ao Racismo

O Conjunto CFESS/CRESS durante o 46º Nacional no eixo Ética e Direitos Humanos deliberou  por enfatizar ações junto à categoria, considerando as violências e violações de direitos que acometem a juventude negra, mulheres negras, populações quilombolas, indígenas, ciganas e comunidades periféricas que perpassam os espaços sócio-ocupacionais dos/as Assistentes Sociais. 

Para pautar de forma mais contundente à categoria e à sociedade atos e atitudes Discriminatórias e Racistas e,  a partir dos Princípios que fundamentam o  Código de Ética Profissional , o  Conjunto CFESS/CRESS assumiu como lema da Gestão 2017/2020 o tema “Assistentes Sociais no Combate ao Racismo”!

Durante o 47º Encontro CFESS/CRESS, ocorrido no mês de setembro último, mais uma vez os/as Assistentes Sociais lá reunidos/as, representado a categoria profissional de todo o Brasil deliberou por fortalecer a Luta contra o Racismo, definindo como Campanha para o dia 15 de maio de 2019, o mote: Regressão de Direitos tem Classe e Cor: Assistentes Sociais no Combate ao Racismo!

A partir desta deliberação o CRESS 12ª Região, organizou em seu planejamento diversas ações que serão desenvolvidas ao longo de 2019, entre elas é identificar e articular-se aos movimentos sociais e entidades que lutam contra violação dos Direitos Humanos, que lutam contra o Racismo.

Neste sentido, no dia 19 de outubro Conselheiros do CRESS 12ª Região  Éderson Oliveira Lara – Coordenador da Comissão Permanente de Ética, Lenir Hermes – Coordenadora da Comissão  de Comunicação, a Conselheira Flávia de Brito Souza representante da Comissão de Orientação e Fiscalização, juntamente com as trabalhadoras Edinaura Luza – Agente Fiscal e Maria Dolores Coordenadora Técnica, se reuniram com as representantes do Movimento Coletivo Negro de Serviço Social Magali da Silva Almeida da UFSC, as estudantes Jaina da Conceição Goes e Vanessa Z. Domingos e também com  Sandro Silva – Coordenador estadual da Igualdade Racial para com o apoio destas entidades, desenvolvermos neste primeiro momento uma Roda de Conversa que será gravada, sendo este um instrumento de formação para a categoria e para a sociedade, no dia 20 de novembro de 2018, dia Nacional da Consciência Negra. Acompanhem nossas redes, tão logo estaremos convidando todos/as para este debate!

Não iremos parar nesta ação, outras tantas serão desenvolvidas no decorrer de 2019, assim sendo, chamamos a categoria para fortalecer a Luta contra o Racismo!

CRESS 12ª Região – Gestão “Em tempo de Luta, Defendendo Direitos”

Posted in Notícias, Racismo.