Assistentes sociais fortalecem a defesa da política de assistência

Seminário Nacional reúne 1500 profissionais em Fortaleza, para refletir sobre os desafios da profissão

Imagem mostra palestrante Berenice Rojas falando. Mesa é composta também pela palestrante Elaine Behring. Ao fundo, uma tela com a arte do evento, que é o conjunto de trabalhadores e trabalhadoras segurando a palavra SUAS

Professora Berenice Rojas  fala na primeira mesa do segundo dia (foto: Rafael Werkema/CFESS)

O segundo e último dia de atividades do 2º Seminário Nacional O trabalho do/a assistente social na política de assistência social começou com quatro plenárias simultâneas, entre as quais os/as participantes se dividiram durante toda a manhã desta quinta-feira (2). A filmagem completa do evento está disponível no canal do CFESS no Youtube (clique aqui para acessar).

Os debates foram sobre: Família, Gênero e Assistência Social com Regina Mioto (assistente social e professora da UFSC) e Telma Gurgel (assistente social e professora da UERN); Proteção social, financiamento e o trabalho do/a assistente social, com Elaine Behring (assistente social e professora da Uerj) e Berenice Rojas (assistente social e professora da PUC-RS); Assistência Social, participação e educação popular, com Eblin Farage (assistente social e professora da UFF) e Virginia Márcia Assunção Viana (assistente social e professora da UECE) e Assistência Social, Território e Intersetorialidade, com Maurílio Matos (assistente social e professor da Uerj) e Maria Helena Elpídio (assistente social e professora da UFES).

À tarde, a pauta teve início com a leitura do Posicionamento Político dos/as Assistentes sociais sobre os cortes e retrocessos na política de assistência social. O documento foi elaborado pelo CFESS e pelo CRESS-CE (clique para acessar o manifesto).

Foto mostra o palestrante Valério Arcary em destaque, palestrando

Professor Valério Arcary deu início à última mesa de palestras (foto: Rafael Werkema/CFESS)

Em seguida, a mesa Agenda política dos/as assistentes sociais: organização, estratégias e resistências trouxe o sociólogo, historiador e professor aposentado do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) Valério Arcary.

O professor fez uma análise interdisciplinar da conjuntura atual, com recorte na conjuntura mais imediata, mais especificamente sobre o Brasil.  Segundo Arcary, a crise econômica mundial atual é uma das mais graves por que já passaram as últimas gerações e, na realidade brasileira, se agrava com a crise política.

“Há medo, a resistência popular recuou. A conjuntura segue desfavorável e perigosa, cada vez mais, para a classe trabalhadora. É preciso estar alerta para as perspectivas que se colocam com as eleições deste ano, pois corremos o risco de uma derrota histórica”, avaliou.

Quem também compôs a mesa foi a conselheira do CFESS e professora da Universidade Federal do Pará (UFPA) Daniela Castilho. Ela destacou a capacidade de resistência e mobilização da categoria de assistentes sociais contra a conjuntura conservadora e de precarização do trabalho , que atinge os/as assistentes sociais enquanto classe trabalhadora.

Foto mostra a palestrante Daniela Castilho de perfil, ao lado de outras que compuseram a mesa, palestrando sobre a Agenda Política da categoria

Conselheira do CFESS Daniela Castilho compôs a mesa com o professor Valério Arcary (foto: Rafael Werkema/CFESS)

A conselheira enfatizou que há alternativas e formas de resistência e de organização da classe trabalhadora diante dos retrocessos e regressões que ocorrem no Brasil. “O Conjunto CFESS-CRESS tem investido na organização, mobilização e construção  de diversas formas de resistência de nossa classe, a exemplo  dos fóruns de trabalhadores e trabalhadoras do Suas, em âmbito nacional, regional, estadual e municipal. Estes não substituem os instrumentos históricos de organização da classe trabalhadora, como os sindicatos por ramo de atividade e partidos políticos, mas constituem importante frente de resistência no campo na política de assistência social brasileira. Precisamos estar organizados/as coletivamente em espaços de luta e discussão política para além dos espaços institucionais”, analisou Castilho.

O seminário foi encerrado com a mesa que reuniu a conselheira do CRESS-CE Cynthia Studart, que apontou a importância do enfrentamento coletivo do Conjunto CFESS-CRESS às regressões da conjuntura, e a vice-presidente do CFESS, Daniela Neves, que destacou a realização do seminário como momento de reflexão e de construção de alternativas e estratégias de trabalho de assistentes sociais na assistência social, bem como, sua organização política na defesa da seguridade social publica, universal e de qualidade.

Imagem da conselheira do CFESS Daniela Neves na mesa de encerramento do eventoA vice-presidente do CFESS, Daniela Neves, fala na mesa de encerramento do evento (foto: Rafael Werkema/CFESS)

Foto mostra a palestrante Regina Mioto em pé apresentando slides para o auditório cheio de pessoas

Professora Regina Mioto fala em uma das plenárias simultâneas (foto: Rafael Werkema/CFESS)

Imagem mostra participantes da plenária sobre participação e educação popular reunidas em círculo