Fim da terceirização de Assistentes Sociais e Psicólogos do Tribunal de Justiça de Santa Catarina

A luta não é inglória!

Fechamos um ciclo de quase dois anos de batalha pelo fim do processo de terceirização de Assistentes Sociais e Psicólogos do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, contemplado no texto original do PLC 14.2/2016 referente ao Fundo de Reaparelhamento da Justiça (FRJ).

Empreitamos várias lutas coletivas que culminaram em mobilizações, reuniões, participação em audiência pública, visitas diárias aos Gabinetes de Deputados/as, elaboração de documentos, participação assídua nas reuniões das Comissões da ALESC, encaminhamento de e-mails, abaixo-assinado, tudo tendo como centralidade a defesa do Concurso Público e da qualidade do atendimento à população usuária.

Foto: Solon Soares/Agência AL

Passo a passo retrocedemos e avançamos, foi um exercício de persistência, determinação e coragem que impôs a necessidade de pelejar, acima de tudo, para que a população que acessa a Justiça tenha um espaço seguro e qualificado para atender as suas demandas que são complexas e que não são descontinuadas.

Essa luta foi coletiva e contou com o Conselho Regional de Serviço Social, Conselho Regional de Psicologia, Associação dos Assistentes Sociais do Poder Judiciário, Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário de SC, Sindicato dos Psicólogos, entre outras organizações que somaram esforços nesta empreitada. ​

Nossa vitória não é endógena, tampouco corporativista, nossos esforços tinham endereço certo: evitar a fragilização do acesso à justiça e a precarização dos serviços, materializados nos atendimentos de pessoas consideradas usuários/as prioritários/as das políticas: crianças, adolescentes, famílias privadas ou destituídas de seus direitos, mulheres vítimas de violência e idosos. ​

Outras Bandeiras de lutas do Conjunto CFESS/CRESS foram reafirmadas, na luta por concursos públicos, pela autonomia profissional e pela garantia do Serviço Social compor equipes interdisciplinares, dividindo e somando conhecimentos e ações.

Para os que desacreditaram … o coletivo mostrou a sua força encantado pelos ensinamentos de Eduardo Galeano:
“Para que serve a utopia?  Serve para isso: para que eu não deixe de caminhar. ”

Seguimos fortes na caminhada…pois a luta não é inglória!!!