CRESS/SC participa de audiência com reitor da UFFS – Chapecó

No dia 8 de maio a Conselheira Presidente do CRESS, Miriam Martins Vieira da Rosa, e a conselheira Lenir Hermes, participaram de uma audiência com o Reitor da Universidade Federal da Fronteira Sul, Jaime Giolo, na cidade de Chapecó. O intuito desta audiência foi reafirmar a importância da criação do curso de Serviço Social, modalidade presencial, na UFFS em Chapecó.

A reunião contou com a participação da Conselheira do CFESS, Magali Régis Franz, da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social – ABEPSS, representada pela Vice-Presidente Regional Sul I, Vânia Maria Manfroi, o Núcleo de Base do CRESS – NUCRESS Oeste, representado pela coordenadora Rosangela Huning e a Associação de Profissionais Assistentes Sociais da Região do Oeste – APAS Oeste, representado pela presidente, Karina de Witt Krein.

As tratativas em relação a abertura do curso de Serviço Social foram iniciadas em 2012. Na audiência do último dia 08 foram elencados os entraves da atual conjuntura relacionados ao congelamento de investimentos nas políticas de saúde e educação. Contudo, o reitor se comprometeu a agendar uma reunião com o Ministério de Educação para encaminhar essa demanda.

Atualmente, o Curso de Serviço Social da UFSC é o único curso público no Estado de Santa Catarina, evidenciando a necessidade de ampliação da oferta de mais cursos públicos no Estado. Observa-se que o Estado do Paraná possui 06 cursos de Serviço Social em Universidades Públicas (05 Estaduais e 01 Federal). No Rio Grande do Sul são 03 cursos públicos de Serviço Social em Universidades Federais. Cabe ressaltar que o Estado de Santa Catarina conta atualmente com 03 (três) cursos presenciais não gratuitos, todos vinculados às unidades de ensino particulares/comunitárias.

Para a ABEPSS a abertura do curso de Serviço Social nas universidades públicas, representa a garantia de acesso à educação gratuita, laica e de qualidade. Ainda, o Conjunto CFESS/CRESS em suas deliberações reafirma a luta contra a precarização do processo de formação profissional estimulando a criação de cursos de Serviço Social em unidades de formação acadêmicas públicas.

O número de cursos em Serviço Social na modalidade à distância em Santa Catarina demonstra o impacto para a formação profissional na área: existem mais de 10 instituições de ensino nesta modalidade o que tem promovido uma profunda fragilização no processo de formação dos Assistentes Sociais.  Esta realidade reforça a necessidade de criação de cursos públicos, gratuitos e  presenciais de Serviço Social considerando-se que os cursos privados na modalidade EaD têm absorvido uma quantidade significativa de estudantes, implicando na precarização das condições da formação e, na mesma proporção, da própria profissão e dos cursos presenciais privados existentes.

Comissão de Comunicação – CRESS 12ª Região