Moção de Repúdio Aprovada no 45º Encontro Nacional do CFESS/CRESS 26/01/2017

MOÇÃO DE REPÚDIO

Ao Primeiro-Damismo nas Gestões das Políticas Sociais

Nós Assistentes Sociais reunidos/as no 45º Encontro Nacional CFESS/CRESS repudiamos a imposição do primeiro-damismo na gestão das políticas sociais, em âmbito municipal, estadual e federal.

Historicamente, as políticas sociais e principalmente a política de assistência social, por parte do poder público, tornam-se um meio de reprodução da ideologia conservadora que cotidianamente valoriza a compreensão de que a pobreza que atinge milhões de trabalhadores/as na sociedade brasileira deve ser tratada pelo trinômio da benevolência, criminalização e moralismo.

Além de negar as relações antagônicas entre as classes sociais, reduzindo a questão social ao âmbito individual, reproduzindo a meritocracia e a culpabilização.

Frente a isto, repudiamos o primeiro-damismo e a compreensão ideológica de analisar a sociedade sob uma ótica moralista, conservando a herança político-cultural da sociedade brasileira, na qual transforma o poder público em mediação para ascensão de projetos pessoais, alheios e estranhos a população trabalhadora e o estereótipo subalternizado e submisso da mulher.

Cuiabá, 16 de Outubro de 2016

Posted in Notícias.