CFESS entra na Campanha Nacional pela Redução da Desigualdade Social no Brasil

Iniciativa do Cofecon reúne entidades e conselhos profissionais

Imagem do cartaz da campanha da gestão 2008-2011Cartaz da Campanha da Gestão 2008-2011 do CFESS, promovida pela gestão “Atitude Crítica para Avançar na Luta”, e teve como mote criativo levantar o debate sobre a distribuição de renda no país e defender a socialização da riqueza, como afirma a mensagem do cartaz (arte: Metara Comunicação)

O CFESS participou da oficina de trabalho que debateu os rumos e as estratégias da Campanha Nacional pela Redução da Desigualdade Social no Brasil, concebida pelo Conselho Federal de Economia (Cofecon), que sediou o a reunião, e pela Oxfam. A reunião ocorreu em Brasília (DF) no dia 8 de fevereiro.

A conselheira do CFESS Sandra Teixeira e a assessora especial Cristina Abreu participaram da atividade, que contou com a presença de 20 instituições, entre representações de economistas, conselhos profissionais, centrais sindicais, ONGs e outras entidades da sociedade civil.

Durante a reunião, o grupo debateu os seis eixos da campanha (Mudar o modelo tributário; Preservar e ampliar os direitos sociais; Preservar e ampliar políticas públicas de valorização do trabalho; Aumentar investimentos públicos em educação; Reforçar a função social do Estado; Ampliar a democracia e a participação social). Também ficou definido como eixo estratégico da campanha a mudança do modelo tributário brasileiro, visto que este determina, em grande medida, as desigualdades sociais.

A conselheira do CFESS explica que a inserção da entidade na campanha se dá no sentido da luta do Serviço Social “em defesa da socialização da riqueza socialmente produzida e contra o aprofundamento das desigualdades sociais na atual conjuntura de retrocessos, expressos nos ataques aos direitos da classe trabalhadora, na regressão de políticas públicas, na alta concentração de riqueza, criminalização da pobreza no país e na deterioração das condições e relações de trabalho”.

Ao final do encontro, foram constituídos três grupos de trabalho (Incidência Política; Produção de conteúdo; e Comunicação e Mobilização). O CFESS irá compor o GT Produção de conteúdo. A coordenação geral do Fórum Nacional pela Redução da Desigualdade Social no Brasil, responsável pela implementação da campanha, será constituída pelo Cofecon, Oxfam e Federação Nacional dos Economistas (Fenecon). A próxima reunião ocorrerá no dia 10 de março.

O Fórum já tem a adesão das seguintes entidades: Cofecon; CFESS; OXFAM Brasil, Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Anfip); Central Geral dos Trabalhadores do Brasil (CGTB); Força Sindical (FS); Departamento Intersindical de Estudos e Estatísticas Socioeconômicas (Dieese); Auditoria Cidadã da Dívida; Conselho Regional de Economia do Distrito Federal (Corecon/DF); Fenecon; Sindicato dos Economista do Distrito Federal (Sindecon/DF); Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Estado do Paraná (FETIEP); Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria do Paraná (CNTI-PR); União Geral dos Trabalhadores (UGT); Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB); Central única dos Trabalhadores (CUT); Ordens dos Advogados  do Brasil (OAB); Federação Nacional dos Sindicatos dos Servidores dos órgãos Públicos Federais de Fiscalização, Investigação, Regulação e Controle (Fenafirc); Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo Federal e do Tribunal de Contas da União (Sindilegis); Central Sindical e Popular (CSP-Conlutas): Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc); Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais (Contag); Sindicatos dos Auditores da Receita (SINDIFISCO) Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST); Central da Classe Trabalhadora (Intersindical); União Nacional dos Estudantes (UNE); Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST).

Gestão Tecendo na luta a manhã desejada – 2014/2017
Diogo Adjuto – JP/DF 7823