CRESS participa de audiência na Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho, Renda e Habitação

Foi realizada na tarde de ontem uma reunião com integrantes do Fórum Estadual Permanente de Assistência Social – FEPAS e a Sra. Angela Albino, que assume a presidência da Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho, Renda e Habitação no próximo dia 01/02/2015.

A audiência foi um convite da futura secretária, que já busca estreitar relações com o FEPAS. Estiveram presentes oito integrantes do Fórum, que na ocasião entregaram um documento intitulado “Desafios e Propostas para a Consolidação do SUAS em SC”, documento elaborado em reunião realizada com o FEPAS na manhã do mesmo dia na sede do Projeto Ação Arquidiocesana de Florianópolis – ASA . (Leia o documento aqui)

CAS_5868

A reunião teve início às 14h40 e após os integrantes terem se apresentado, a futura secretária Angela Albino falou sobre sua indicação ao cargo de presidente da Secretaria e suas intenções em estreitar relações não somente com o FEPAS, mas também com outros grupos e alguns Conselhos profissionais, tais como o Conselho Regional de Serviço Social e o Conselho Regional de Psicologia.

Na ocasião a conselheira do FEPAS, Solange Bueno, fez uma explanação sobre a atual situação do Conselho Estadual de Assistência Social – CEAS, seus principais problemas, dificuldades.

Em seguida a conselheira Dalila Maria Pedrini apresentou o documento entregue pelo FEPAS, no qual o Fórum é apresentado, além de listar desafios e propostas.

CAS_5842

Rosana Maria Prazeres, presidente do CRESS, levantou a questão do “transborde do judiciário” e a recente reunião realizada com o Tribunal de Justiça, ressaltando a sobrecarga de trabalho imposta a Assistentes Sociais (Leia matéria aqui). Rosana também destacou a questão do estágio supervisionado em Serviço Social na perspectiva do ensino-aprendizagem e não como forma alternativa de suprir a falta de servidores públicos, o que levaria ao desvio do objetivo fim do estágio, um dos pontos de luta do CRESS.

CAS_5823

Algela Albino sugeriu estabelecer uma rotina de diálogo com encontros semanais para dar conta de todas as demandas. Sugestão muito bem recebida pelos/as conselheiros/as do Fórum. Também frisou que este foi apenas o primeiro encontro, a fim de dar início a uma relação de trabalho mais próxima entre a Secretaria e o FEPAS. Também destacou a necessidade de um planejamento estratégico para que os objetivos fiquem mais ao alcance de suas concretizações.

Também, representando o CRESS, esteve presente na audiência o conselheiro do FEPAS, coordenador do Fórum Estadual do SUAS, Samuel Salézio dos Santos, que também contribuiu na elaboração do documento.

Comissão de Comunicação – CRESS 12ª Região

Texto e fotos: Cassiano Ferraz – Assessor de Comunicação – CRESS 12ª Região

Posted in Notícias and tagged .