Relações Internacionais em pauta no CFESS

Conselho Federal manifesta apoio a nota divulgada pela FITS/América Latina e convida profissionais para evento em Porto Rico
Recorte da imagem do site do eventoRecorte da imagem do site do evento
A defesa intransigente dos direitos humanos é um princípio que rege as ações do Serviço Social brasileiro, além de ser pautada diretamente no Código de Ética do/a Assistente Social. Além disso, o CFESS também tem fortalecido as relações com as entidades de trabalhadores/as do Serviço Social na América Latina e Caribe.
É justamente nesse sentido que o CFESS declarou apoio à manifestação da Federação Internacional de Trabalhadores Sociais (FITS) – América Latina e Caribe – sobre o desaparecimento repentino de 43 estudantes mexicanos, no contexto de crise política vivido pelo país. Segundo as entidades de direitos humanos do México, suspeita-se de uso excessivo de força policial e de execução deliberada. A Associação de Trabalhadores Sociais Mexicanos (ATSMAC) publicou pronunciamento contra o terrorismo de Estado e a violação de direitos no país (clique e leia aqui).
A FITS/América Latina e Caribe também se manifestou sobre o surto de Ebola na África, em apoio à FITS/África, que reafirmou à sociedade, em nota, a grave situação em que se encontram países como Libéria, Serra Leoa, Senegal e Guiné. Na nota, também apoiada pelo CFESS, a entidade convoca todos os organismos internacionais a fortalecerem ações conjuntas para frear os prejuízos que a epidemia vem trazendo ao continente africano e ao resto do mundo.
Clique aqui para ler a nota da FITS sobre o desaparecimento de estudantes mexicanos
Veja a nota da FITS sobre o surto de Ebola
Porto Rico convida assistentes sociais de todo o mundo
O Colégio de Profissionais de Serviço Social de Porto Rico realizará, em outubro de 2015, em San Juan (capital do país), a 2ª  Conferência Internacional de Serviço Social de Porto Rico, a 4ª Reunião da América Latina e do Caribe Regional FITS  –  O Direito à Saúde e da Política Social: Desafios para o Serviço Social . Durante o congresso, serão realizadas também a 4ª Reunião Regional para a América Latina da Federação Internacional de Trabalhadores Sociais (FITS) e a reunião do Comitê Latino-americano e Caribenho de Organizações Profissionais de Serviço Social (COLACATS).
O CFESS, que atualmente está na coordenação do COLACATS, convida a categoria a participar, destacando que o congresso em Porto Rico tem o objetivo de aprofundar a análise da saúde como um direito humano e as ameaças reais do processo de globalização e das políticas neoliberais para a saúde em todos os países.
O evento é aberto à apresentação de trabalhos. Os/as interessados/as deverão apresentar resumo com 250 palavras até o dia 15 de dezembro de 2015 e seguir as orientações da comissão organizadora do evento, definidas no site (clique aqui e para saber mais).
Em 15 de janeiro de 2015, será enviado o resultado com a seleção das propostas submetidas. Estas terão até 27 de fevereiro para enviar o trabalho completo. Em 22 de abril de 2015, sairá o resultado com a avaliação dos trabalhos aceitos, garantindo-se o tempo necessário para organização do financiamento da viagem e respectiva da participação no evento.
Clique aqui, acesse o site do evento e saiba mais
Gestão Tecendo na luta a manhã desejada – 2014/2017
Diogo Adjuto – JP/DF 7823
Posted in Eventos, Notícias.