Nova ferramenta amplia acessibilidade no site do CFESS

Recurso permite a tradução de todos os textos para Libras e a leitura em voz falada, para pessoas com deficiência visual
Imagem do site do CFESS com a nova ferramenta de acessibilidade em destaque, ao centroAo se clicar nos ícones do canto superior esquerdo, abre-se a janela em destaque na parte central. Acima, a janela para leitura em voz falada
Em mais um passo pela garantia de acessibilidade ao maior número possível de pessoas, o CFESS lança hoje uma nova ferramenta em seu site: é a Solução Rybená Web. A partir de agora, no canto superior esquerdo do site, constará o link Rybená Acessibilidade, ao lado do qual estarão dois ícones: um para leitura de todos os textos em Língua Brasileira de Sinais (Libras) e outro para leitura em voz, por meio do qual a pessoa poderá escutar o texto selecionado.
O Player Rybená é capaz de converter qualquer texto escrito do site do CFESS, em português, para a Língua Brasileira de Sinais (Libras), permitindo tornar o site acessível às pessoas com deficiência auditiva. Já o Rybená Voz permite que pessoas com deficiência visual acessem o conteúdo do site do CFESS pela transformação de textos em voz humana sintetizada, ou seja, a a ferramenta lê o texto e a pessoa ouve na linguagem falada, sem interrupções.
A coordenadora da Comissão de Comunicação do CFESS, Daniela Neves, destaca o avanço que a novidade traz para as ações do Serviço Social. “A luta pela acessibilidade, pelos direitos das pessoas com deficiência, está na pauta do Conjunto CFESS-CRESS e no exercício profissional de muitos/as assistentes sociais. Com a nova ferramenta, conquistamos um avanço na garantia de que mais profissionais e internautas possam ter acesso rápido e fácil a todo o conteúdo do site do CFESS, que já trazia uma série de recursos para o acesso de pessoas com deficiência”, avalia Daniela Neves.
Imagem da nova ferramenta de tradução para libras no site do CFESSAcima, a a nova ferramenta, com a janela de tradução de textos para Libras
Experimente a novidade
A nova ferramenta do site do CFESS é fornecida pelo Instituto CTS, que criou essa tecnologia de acessibilidade. Para utilizá-la, basta seguir os passos seguintes:
1)Se você quer que um texto seja traduzido para a Língua Brasileira de Sinais (Libras), clique no ícone da “mãozinha” e, em seguida, selecione o texto; ele será traduzido automaticamente;
2)Se você quer que um texto seja lido em voz falada, clique no ícone da “pessoa falando” e selecione o texto; ele será lido automaticamente.
É importante ressaltar que, como a ferramenta acaba de ser lançada, a leitura em voz falada de algumas palavras e expressões ainda serão adaptadas.
Mais recursos
O site do CFESS, que foi reformulado em 2013, também pode ser visualizado em uma versão de alto contraste, ao se clicar em “+ Contraste” (no menu superior central), e pode ter o tamanho de suas fontes aumentadas, utilizando-se os botões “+ Aumentar a letra” e “- Diminuir a letra”. Além desses recursos, o site conta com atalhos de teclado para facilitar a sua navegação.
Mantendo pressionadas as “Ctrl+Alt”, pressione o número “1” para ir ao conteúdo; número “2” para ir ao menu principal; e o número “3” para ir ao campo de busca do Portal.
Relembre também:
Código de Ética e Lei de Regulamentação da Profissão agora têm versão em braile e audiolivro
Novo site do CFESS: mais acessível e dinâmico
Conselho Federal de Serviço Social  (CFESS)
Gestão Tecendo na luta a manhã desejada (2014-2017)
Diogo Adjuto – JP/DF 7823