CFESS é eleito para coordenação do Colacats

Comitê Latino-americano e Caribenho se reúne no Chile, com a presença de oito países
Imagem da reunião do Colacats no ChileReunião do Colacats no Chile teve a presença de 8 países (fotos: CFESS)
As relações internacionais do Conjunto CFESS-CRESS deram um novo passo na última semana. Entre os dias 24 e 26 de abril, o CFESS esteve no Chile, participando da reunião do Comitê Latino-americano e Caribenho de Organizações Profissionais de Serviço Social (Colacats), realizada em Santiago. O encontro teve a presença de mais sete países: Argentina, Chile, Costa Rica, Cuba, México, Porto Rico e Uruguai. O Brasil foi representado pela conselheira do CFESS Esther Lemos e pela coordenadora de relações internacionais da ABEPSS, Mirla Cisne.
Dentre as principais deliberações, houve a eleição do CFESS para a nova coordenação do comitê. A secretaria do Colacats será exercida pelo Colégio de Profissionais de Serviço Social de Porto Rico (CPTSPR). O CFESS será representado pela conselheira Esther Lemos e pelo conselheiro Maurílio Matos e a organização porto-riquenha terá a representação de Larry Rodríguez e Miguel Morales.
“Como um dos fundadores do Comitê Mercosul em 1996, o CFESS investiu na efetivação do projeto ético-político além de suas fronteiras, pois entende que a luta contra o capital não tem fronteiras. Particularmente na América Latina, onde a desigualdade social possui índices inaceitáveis, continuar investindo na articulação da categoria, por meio do Colacats, faz com que o Conjunto CFESS-CRESS contribua como protagonista na definição da agenda política dos/as assistentes sociais na região”, destacou Esther Lemos.
Um importante debate foi também sobre os resultados preliminares do Estudo sobre as Condições de Trabalho dos/as Assistentes Sociais na Região da América Latina e Caribe, que vinha sendo discutido no Comitê Mercosul e é coordenado pelo Colégio Profissional de Porto Rico, com o apoio e participação das organizações dos seguintes países: FAAPSS/Argentina, CFESS/Brasil, ADASU/Uruguai, ADOPTRASOC/República Dominicana, CPTSPR/Porto Rico, CTS/Costa Rica, FECTS/Colômbia, SOCUTRAS/Cuba.
No Brasil, a divulgação da pesquisa foi feita pelo CFESS e contou com a participação de 450 profissionais, que responderam integralmente a pesquisa entre 1º de fevereiro e 31 de março de 2014(clique aqui e relembre). No total, o estudo contou com 3.268 participantes, que indicaram estar atualmente exercendo a profissão de assistente social nos respectivos países.
Para a gestão 2014-2017, o Colacats decidiu pela criação do Observatório das Condições de Trabalho dos/as Assistentes Sociais da América Latina e Caribe. A próxima reunião do comitê ocorrerá em Porto Rico em 2015.
Seminário
Em seguida, nos dias 25 e 26 de abril, o CFESS participou do Seminário do Colacats, intitulado “Cenários do debate contemporâneo do serviço social e suas projeções regionais: tendências e desafios”. O evento contou, em um dos painéis, com a conselheira do CFESS, que falou sobre os cenários da profissão na relação entre trabalho e formação profissional, e com a professora Mirla Cisne, da ABEPSS. As sessões temáticas contaram com a apresentação de 17 trabalhos de profissionais do Brasil, dentre os/as quais conselheiros/as do CRESS-SP.
Esther Lemos ressaltou ainda a hospitalidade dos/as assistentes sociais do Chile durante os eventos, o que permitiu, segundo ela, o bom debate, o intercâmbio e a troca de experiências entre diferentes gerações profissionais. Sendo uma das ditaduras mais cruéis, a resistência à ditadura chilena contou com a participação ativa de assistentes sociais e estudantes de serviço social, alguns/algumas deles/as desaparecidos/as e executados/as políticos/as, cuja memória é mantida pelo Colégio de Assistentes Sociais do Chile.
“Neste ambiente, fomos recebidos e acolhidos, fortalecendo a articulação estratégica de efetivação do projeto ético-político profissional, na crítica à acumulação capitalista e suas consequências destrutivas na sociabilidade latino-americana e caribenha” observou a conselheira do CFESS.
O evento terminou com a leitura e aprovação da Declaração de Santiago, disponível aqui no site do CFESS (clique para ler)
Gestão Tempo de Luta e Resistência – 2011/2014
Diogo Adjuto – JP/DF 7823
Posted in Notícias and tagged , .