Oficina Nacional da ABEPSS tem a participação do CFESS

Evento ocorreu na última semana, em Goiânia.

Auditório ficou lotado durante o evento (foto: PUC-GO)

Com aproximadamente 300 participantes, terminou na última sexta-feira (6) em Goiânia (GO) a Oficina Nacional de Graduação e de Pós-graduação da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (Abepss). Com o tema Universidade, formação profissional e diretrizes curriculares: desafios para o Serviço Social Brasileiro, o evento teve o apoio e a participação do CFESS.

A programação do evento foi organizada com o objetivo de discutir os desafios para a garantia da direção e da qualidade das diretrizes curriculares da associação, em um contexto de mercantilização da educação e de precarização do trabalho.

Foi o que reafirmou a conselheira do CFESS Esther Lemos, na mesa de abertura, ao reiterar que a contrarreforma da educação, implementada hoje pelo governo federal, tem sido uma das mais danosas para as conquistas téorico-metodológicas, ético-políticas e técnico-operativas que o serviço social brasileiro efetivou. “Neste contexto, a política de formação profissional ganha centralidade nos desafios da categoria na atualidade e a Abepss, tendo como objetivo traçar suas diretrizes, também ganha centralidade, articulando graduação e pós-graduação, envolvendo estudantes, assistentes sociais docentes e supervisores/as de campo”, afirmou a conselheira.

O evento contou também com fóruns de debates, em especial o III Fórum Nacional de Supervisão de Estágio e as discussões sobre Residência Multiprofissional, uma demanda crescente para a formação em serviço social. Em uma das mesas sobre o Fórum de Supervisão de Estágio, a coordenadora da Comissão de Formação Profissional do CFESS, Juliana Melim, apresentou a brochura do CFESS Meia formação não garante um direito: o que você precisa saber sobre a supervisão de estágio direta em Serviço Social e também abordou o Plano de Lutas em Defesa do Trabalho e da Formação e Contra a Precarização do Ensino Superior, principal estratégia articulada das entidades representativas do serviço social na defesa de uma educação pública, gratuita, laica, presencial e de qualidade. O planejamento 2014 do projeto ABEPSS Itinerante, que conta com o apoio do Conjunto CFESS-CRESS, foi apresentado, como uma estratégia de implementação das Diretrizes Curriculares.

O evento também destacou a participação de representações dos Programas de Pós-graduação em Serviço Social, bem como de representação da área na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O Fórum de Pós-graduação proporcionou o debate sobre a importância dos Grupos Temáticos de Pesquisa (GTPs) em serviço social. Atualmente, existem 31 Programas de Pós-graduação em Serviço Social no país: 12 no Sudeste, 10 no Nordeste, quatro no Sul, três no Centro-oeste e dois no Norte. Destes, 22 estiveram presentes ao evento, constituindo um rico momento de intercâmbio.

Na Oficina, foi constituído também um grupo de trabalho, que apresentou estudo sobre as “Perspectivas da formação na Pós-graduação em Serviço Social: desafios para a ABEPSS”. Este GT está trabalhando num documento que visa a fortalecer a área e contribuir no enfrentamento coletivo dos desafios da atual política de pós-graduação e seu produtivismo, em um contexto de precarização das condições de trabalho docente.

Para a presidente da associação, Regina Ávila, a Oficina Nacional consolida-se como um espaço privilegiado de aprofundamento e fortalecimento das ações a serem efetivadas pela associação. “A participação de docentes, estudantes de graduação e de pós-graduação, supervisores e supervisoras de campo, é fundamental e fortalece a nossa incansável luta pela formação de qualidade em nossa profissão”, completou Ávila.

Gestão Tempo de Luta e Resistência – 2011/2014
Diogo Adjuto – JP/DF 7823