Recife recebe o 42º Encontro Nacional CFESS-CRESS

O Encontro Nacional do Conjunto CFESS-CRESS é um importante espaço deliberativo da categoria de assistentes sociais no Brasil. É o local onde o serviço social brasileiro
define as estratégias e ações que regerão as atividades dos Conselhos no próximo ano. Em 2013, o evento ocorre em Recife (PE), entre os dias 6 e 8 de setembro, realizado pelo Conselho Federal e pelo Conselho Regional de Serviço Social de Pernambuco (CRESS-PE).
As atividades começaram com a leitura e aprovação do regimento do evento, seguida pela mesa de abertura, com a participação da ENESSO e da ABEPSS, além do CRESS-PE e do CFESS. O primeiro a falar foi o representante da Executiva Nacional de Estudantes de Serviço Social, Giovanny Simon. Segundo o estudante, compor uma categoria extremamente crítica nas ações, reflexões e estratégias tem um peso significativo na formação profissional. “A articulação entre as entidades do serviço social legitima o movimento estudantil e possibilita que estejamos em encontros como esse, para participarmos da construção da profissão”, ressaltou o estudante.
Em seguida, a presidente da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social, Regina Ávila, reafirmou a necessidade de fortalecimento da luta contra a precarização da formação e do exercício profissional. “Isso exigirá de nosso coletivo a construção de estratégias cada vez mais radicalizadoras para o enfrentamento dessas situações”, declarou a professora. Ela acrescentou ainda a importância da discussão e apresentação do novo documento sobre o ensino à distancia em serviço social.
Já o presidente do CRESS-PE, Celso Severo, registrou a sintonia dos debates do serviço social com a realização do mais importante evento da categoria na capital pernambucana. “Isso, pois nossa cidade, tão linda e multicultural, é também expressão de significativas contradições e expressões da questão social”, observou o conselheiro.
“Nesses tempos de dizer que não são tempos de calar, é novamente um momento de reafirmarmos nossa luta contra a política neoliberal no Brasil e pelo fortalecimento dos princípios e valores de nosso projeto profissional”. Foi o que refletiu a presidente do CFESS, Sâmya Ramos, que fechou a mesa, ressaltando a expectativa de que o 42º Encontro Nacional construa estratégias de combate à barbárie capitalista e à deslegitimacão de direitos, à implantação da jornada de 30h semanais sem redução salarial para assistentes sociais, contra a graduação à distância em serviço social, por condições de trabalho e concursos públicos para a categoria, dentre outras questões.