Conselhos de Serviço Social definem plano de atividades para 2014

Terminou neste domingo (8) o 42º Encontro Nacional do Conjunto CFESS-CRESS, na cidade de Recife (PE), com o tema “Tempos de dizer que não são tempos de calar”, referência a trecho de um poema do professor Mauro Iasi. O evento reuniu cerca de 300 participantes, dentre representantes do Conselho Federal e de Conselhos Regionaisde Serviço Social, eleitos/as nas respectivas assembleias, observadores/as, convidados/as e palestrantes, bem como representantes da ABEPSS e da ENESSO.
Integraram a mesa de encerramento o conselheiro do CRESS-PE, Celso Severo, e a conselheira do CFESS Esther Lemos, coordenadores da comissão organizadora. Severo destacou o compromisso ético-político do Conjunto, reafirmado nos debates e deliberações democraticamente aprovados, que visam a fortalecer o exercício profissional da categoria.
Segundo a conselheira do CFESS, o 42ª Encontro trouxe o resultado do trabalho de vários GTs. “Aprovamos a nova metodologia dos Encontros Nacionais com o objetivo de avançarmos na qualificação deste espaço democrático; aprovamos o Código Eleitoral do Conjunto CFESS-CRESS, documento que fortalece o enraizamento da democratização na categoria. Destacamos ainda a conclusão das atividades do GT Gestão do Trabalho, que elaborou diretrizes nacionais para que a implementação da Política de Gestão do Trabalho do Conjunto”, declarou Esther Lemos.
A mesa de encerramento foi precedida pela leitura e aprovação da Carta de Recife, intitulada “Internação compulsória e a violação de direitos humanos!”. O texto explicita que a categoria de assistentes sociais no Brasil reiteram publicamente a luta em defesa dos princípios da Reforma Psiquiátrica, de políticas públicas sobre drogas baseadas nos direitos humanos, respeito aos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), às diretrizes da 4ª Conferência Intersetorial de Saúde Mental e da 14ª Conferência Nacional de Saúde. Em breve, o documento estará disponível no site do CFESS.