3º Seminário Nacional de Comunicação CFESS/CRESS (04/09/13 – manhã)

Teve início na manhã de hoje (04/09/2013) o 3º Seminário Nacional da Comunicação CFESS/CRESS na cidade de Recife/PE.
O evento será realizado na data de hoje e amanhã e tem como tema: Linguagem, política e redes sociais.

A abertura ficou por conta do trio de cordelistas Clécio Rimas, Mariane Bigio e Milla Bigio que declamaram poesias de cordel.
Após a apresentação Cultural deu-se início à Mesa-redonda “Comunicação de Redes Sociais: o Serviço na disputa de hegemonia” composta por Meri Lucia (CFESS), Karina (CRESS/PE) e os palestrantes Arthur William (jornalista) e Sâmya Rodrigues Ramos (presidente CFESS).
Arthur William é pós-graduado em Novas Mídias pela Universidade Federal Fluminense, jornalista multimídia do Núcleo Piratininga de Comunicação e integrante do Coletivo Brasileiro de Comunicação Social (Intervozes) e palestrou sobre as novas mídias.
Relatou sobre a ausência de sotaque imposto pela mídia falada, sobre a necessidade de uma “reforma agrária do ar” referindo-se ao monopólio das empresas jornalísticas comandadas hoje por sete famílias.
William também alertou sobre a ilusão de que a internet é um veículo livre, mas que na verdade é dominada por grandes grupos privados de comunicação e da necessidade de uma estratégia que utilize os vários meios de comunicação, tais como rádio comunitária, tv, site, blog, redes sociais, jornais, informativos e eventos presenciais.
O Facebook teve uma atenção especial devido ao seu grande número de participantes, mas William reforçou a necessidade de fugir das regras impostas por essa rede social e utilizá-la como uma opção entre tantas outras formas de comunicar-se.
Na sequência a presidente do CFESS, Sâmya Rodrigues Ramos, fez sua fala reforçando a importância da comunicação para o conjunto CFESS/CRESS ressaltando a Política Nacional de Comunicação. (em breve disponibilizarem a apresentação completa em pdf aqui).
Após a palestra foi realizado um debate sobre o tema abordado tendo a participação dos conselheiros e assessores de comunicação presentes.
O evento continua na período da tarde com o tema Política, Linguagem não discriminatória e Serviço Social com a palestrante Sandra de Souza Machado, Jonê Carla Baião e Kênia Augusta Figueiredo.
Foto e texto: Cassiano Ferraz – Assessor de Comunicação CRESS 12ª Região