CFESS está na luta por uma educação inclusiva

Respeito à diversidade sexual é tema de debates entre movimento LGBT e profissionais da educação. Temática está na pauta do serviço social.
Arte da Conferência Livre Nacional de Educação em Respeito à Diversidade Sexual

Em tempos de conservadorismo e de graves violações de direitos no Brasil e no mundo, com projetos de lei como o da “cura gay”, e o desinteresse político na aprovação do projeto que criminaliza a homofobia, torna-se cada vez mais necessária a união de forças e a construção coletiva de estratégias de luta entre movimentos sociais e instituições militantes em defesa dos direitos humanos da população LGBT.
Foi nessa perspectiva que o CFESS debateu em Curitiba (PR) temas referentes à diversidade sexual nas políticas educacionais. Representado pela conselheira Alcinélia Moreira, o CFESS participou da Conferência Livre Nacional de Educação em Respeito à Diversidade Sexual, organizada pela Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transgêneros (ABGLT), Universidade Federal do Paraná (UFPr), Instituto Brasileiro de Diversidade Sexual (Ibdseh), Aliança Global para Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais, além do apoio do CFESS e do Conselho Federal de Psicologia (CFP).
Durante os dias 5 e 6 de julho, o Conselho Federal de Serviço Social, reafirmando sua histórica luta pelos direitos da população LGBT, debateu no evento os desafios para a diversidade sexual na formulação de políticas educacionais. “Nossa participação é fundamental em um espaço importante para a luta LGBT e, por conseguinte, por uma sociedade livre de discriminação e preconceitos. Além disso, é preciso também dar visibilidade a uma população com a qual o serviço social lida cotidianamente e que, com frequência, tem seus direitos violados, em uma sociedade preconceituosa, onde impera a lógica heterossexista”, explicou a conselheira Alcinélia Moreira, que integra a Comissão de Ética e Direitos Humanos do CFESS.
O evento, que contou com cerca de 500 participantes de diversos estados brasileiros, teve também discussões com representantes dos movimentos feminista, étnico-racial e de pessoas com deficiência, que discutiram a especificidade de suas ações na relação com uma educação no respeito à diversidade, e a necessidade da unificação de suas lutas com o movimento LGBT.
A conselheira do CFESS destaca que, dentre as propostas aprovadas, uma das principais foi no eixo“Educação e diversidade: Justiça Social, Inclusão e Direitos Humanos“, decidindo pela criação do Fórum Nacional de Educação em Respeito à Diversidade Sexual, com o objetivo de se constituir em um organismo de articulação em todo o país, de entidades e pessoas que desejam contribuir na construção de um sistema educativo democrático, não sexista e não discriminatório.

Leia o CFESS Manifesta elaborado para o Dia Mundial do Orgulho LGBT em 2012 e conheça mais sobre o debate dessa temática no serviço social
Gestão Tempo de Luta e Resistência – 2011/2014
Diogo Adjuto – JP/DF 7823