PROFISSIONAIS DE SAÚDE SE UNEM CONTRA ATO MÉDICO E POR MELHORES CONDIÇÕES DE TRABALHO

Protesto acontece nesta quinta-feira (04 de julho), em Florianópolis.
Quatros temas principais motivam os profissionais de saúde de todo o país para protestar no movimento intitulado “Dia Unificado de luta pela saúde”:
– solicitação para que a Presidenta Dilma Rousseff vete o Projeto de Lei conhecido como Ato Médico;
– destinação de 10% do Orçamento para a saúde;
– acesso à saúde integral e multiprofissional; e
– condições adequadas de trabalho.

Em Florianópolis, a manifestação será realizada na quinta-feira (04 de julho) com concentração a partir das 17h no Terminal de Integração do Centro (Ticen).
Os Conselhos Regionais de Enfermagem, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Psicologia, Farmácia, Educação Física e Nutrição, bem como entidades representativas das profissões SindSaúde, Sindicato dos Farmacêuticos de Santa Catarina (Sindfar), Sindicato dos Psicólogos de Santa Catarina (Sinpsi-SC), Sindicato dos Trabalhadores em Saúde e Previdência do Serviço Público Federal no Estado de Santa Catarina (Sindprevs/SC), Associação Brasileira de Enfermagem Seção Santa Catarina (ABEn-SC), Federação dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado de Santa Catarina (FETESSESC) e dos estudantes, como o CALENF – Centro Acadêmico Livre de Enfermagem da UFSC, estão organizando a ação no Estado e convidando os profissionais e estudantes para participarem da mobilização.
O protesto consiste em uma maneira pacífica para demonstrar a insatisfação dos próprios profissionais de saúde com o sistema de saúde atual e buscar soluções.
Saiba mais sobre as lutas dos profissionais de saúde:

• Veto ao Ato Médico: aprovado no Senado, o Projeto de Lei conhecido como Ato Médico interfere na autonomia das demais profissões da saúde.  A luta é para que a Presidenta vete o Ato Médico.
  • Saúde + 10: a meta é propor Projeto de Lei de iniciativa popular que destine no mínimo 10% das receitas correntes brutas da União para a saúde pública brasileira. No momento, o trabalho concentra-se na sensibilização da população e das autoridades para a causa com coleta de assinaturas.
  • Acesso à saúde integral e multiprofissional: pautados na Lei nº 8.080/1990 e na Constituição da República, os profissionais defendem que a saúde é um direito fundamental do ser humano, devendo o Estado prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício; prevê ainda atendimento integral, com prioridade para as atividades preventivas, sem prejuízo dos serviços assistenciais.
  • Condições adequadas de trabalho.

Dia Unificado de luta pela saúde
Data: quinta-feira (4 de julho)
Concentração: em frente ao TICEN, em Florianópolis.