INSS publica novas nomeações do concurso de 2008

Órgão distribui mais vagas da seleção para assistentes sociais

Conforme divulgado em setembro no site do CFESS, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) divulgou novas nomeações do concurso para Analista do Seguro Social – formação em Serviço Social, realizado em 2008. A lista pode ser conferida a partir da página 31, seção 2, do Diário Oficial da União (DOU) do dia 20 de dezembro de 2012. Há nomeações para o Distrito Federal e para os estados do Acre, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba,  Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins.
Em reunião em julho deste ano com o CFESS e Federação Nacional de Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Fenasps), o INSS já havia informado que faria a convocação de mais 200 assistentes sociais aprovados no concurso de 2008. No entanto, parte delas somente ocorreu no dia 27 de setembro, e a outra parte agora em dezembro, como informado pelo Instituto.
Para a vice-presidente do CFESS, Marinete Moreira, as nomeações significam a concretização da luta de vários sujeitos coletivos em defesa do Serviço Social do INSS. “Sabemos o quanto foi fundamental a mobilização do Conjunto CFESS-CRESS, da FENASPS, dos/as assistentes sociais aprovados/as no concurso, que, pela organização coletiva, pressionaram gestores/as e realizaram diversas ações, tanto para a prorrogação do concurso, quanto para as nomeações.  Ressaltamos a importância de todas e todos continuarmos  a mobilização, não só pela ampliação do  quadro, mas pela defesa do Serviço Social do INSS enquanto direito dos/as trabalhadores/as  e da população usuária em geral , conforme preconiza o artigo 88 da Lei 8213/91”, ressaltou a conselheira do CFESS.
Ela também destacou a importante atuação dos/as assistentes sociais do INSS, com a realização de avaliações sociais, visando à avaliação das barreiras que interferem  no grau da deficiência e no desempenho das pessoas com deficiência que buscam o acesso ao  Benefício da Prestação Continuada (BPC) .  “O Serviço Social do INSS tem muito a contribuir na defesa da previdência social pública, ampla, de qualidade e com a efetiva participação dos/as trabalhadores/as na gestão e controle”, concluiu Marinete Moreira.
Clique aqui e confira a lista com as novas nomeações do último dia 20 de dezembro