Ética em movimento conclui mais uma edição

Curso reuniu assistentes sociais no sul do país
Professoras responsáveis pelos 4 módulos do curso (fotos: arquivo/CFESS e montagem: Rafael Werkema)
Com o módulo “Ética e Sociedade”, ministrado pela professora Lucia Barroco, teve início a 11ª edição do curso Ética para Agentes Multiplicadores/as, que faz parte do Projeto Ética em Movimento do CFESS. Neste ano, o curso ocorreu em Florianópolis (SC) e reuniu 33 profissionais de todo o Brasil, dentre conselheiros/as dos CRESS e Seccionais, do CFESS e assistentes sociais de base entre os dias 24 de novembro e 1º de dezembro.
“Desejamos que os valores emancipatórios aqui refletidos pelos/as participantes sejam elementos de fortalecimento para a atuação profissional e para o enfrentamento das várias formas de violação de direitos, como múltiplas expressões da violência com que nos deparamos cotidianamente. E mais: que, contagiados/as de indignação, estejamos presentes nas lutas da classe trabalhadora e dos movimentos sociais anticapitalistas, antirracistas e não-heteronormativos, afinal, ‘sem movimento não há liberdade’, como nos convida a pensar e agir politicamente nossa Campanha de Gestão”, ressalta a coordenadora da Comissão de Ética e Direitos Humanos do CFESS, Marylucia Mesquita.
A professora Lucia Barroco explica que seu módulo fornece uma reflexão sobre os valores e sobre o comportamento ético-moral dos homens e das mulheres, propiciando a compreensão crítica da vida cotidiana. “Esse curso também alimenta a prática e fortalece a compreensão teórica; contribui para o adensamento do compromisso ético-político do serviço social com os usuários e seu posicionamento, por meio das entidades, em relação à defesa dos direitos humanos e da eliminação de todas as formas de opressão e discriminação social”, destaca ela.
Logo em seguida, o tema central foi a ética profissional, no módulo “Ética e Práxis Profissional”, sob responsabilidade da professora Cristina Brites. Com aulas expositivas e trabalhos em grupo, o módulo abordou a ética, em face da realidade do trabalho profissional. “A ética profissional é componente central do trabalho profissional. O debate realizado no curso visa contribuir para a análise crítica da realidade social e profissional, consolidar a apropriação crítica dos fundamentos da ética e estimular a reflexão ética para o comportamento da alienação cotidiana e dos conflitos éticos presentes nos espaços sócio-ocupacionais”, explica a professora Cristina Brites.

Direitos Humanos e Instrumentos Processuais 

O terceiro tema foi trazido pela professora Marlise Vinagre no módulo “Ética e Direitos Humanos”, com uma introdução sobre a concepção de Direitos Humanos e a história dos Direitos Humanos no Brasil e no mundo. Além disso, a professora promoveu o debate sobre o tema em relação ao Projeto Ético-Político, terminando com uma discussão sobre os desafios éticos na defesa desses direitos, com enfoque no combate ao racismo e à transfobia.
Quem concluiu o curso foi a assessora jurídica do CFESS, Sylvia Terra, com o módulo “Ética e Instrumentos Processuais”, cujo tema central foi o “processo” como instrumento de apuração de violação ética, numa perspectiva democrática. “Nosso módulo permite concretizar a dimensão da recomposição do direito violado; permite ao/à assistente social ter absoluta clareza de suas responsabilidades profissionais e da importância de sua conduta estar em conformidade com o Código de Ética, eis que poderá ser responsabilizado por condutas que violem a ética profissional”, finaliza Sylvia Terra.
Grupo se autointitulou “Além-mar”, em referência à prática realizada por turmas anteriores (foto: Cassiano Ferraz/CRESS-SC)
Além-mar
A 11ª turma do curso se autodenominou “Além-mar”. Os/as participantes, inspirados/as no mar açoriano como permanente fonte de descobertas, desafiaram-se a mergulhar nas profundezas da ética, da ética profissional e dos direitos humanos e, dando continuidade à prática criada pelas últimas turmas, criou o codinome.
Participantes avaliam
Para o presidente do CRESS 6ª Região (MG), Leonardo David Reis, a provocação central que o curso faz é propor aos/às profissionais uma atuação  articuladora às lutas da classe trabalhadora, em defesa da ampliação e universalização dos direitos a partir de uma perspectiva ética. “Considero a importância desse curso não somente para os/as profissionais, mas também para a profissão, penso que ele contribui para o fortalecimento de uma cultura política com direção emancipatória e respeito à diversidade. Cumprindo, assim, com os compromissos e a direção social expressos no projeto ético-político do serviço social”, afirma o conselheiro.
A conselheira do CRESS 25ª Região (TO), Alana Barbosa Rodrigues, afirma que o curso traduz o amadurecimento do Conjunto CFESS-CRESS e reflete diretamente no exercício profissional do/a assistente social. “Este curso proporciona e reforça a importância da reflexão crítica na nossa atuação profissional, além de reoxigenar o debate da ética e dos direitos humanos no nosso cotidiano”, conclui Alana.
O Curso “Ética para Agentes Multiplicadores/as” constitui uma das ações do Projeto Ética em Movimento, idealizado e coordenado pela Comissão de Ética e Direitos Humanos do CFESS. A primeira turma do curso foi formada em 2000. Os/as participantes recebem um material didático, composto por quatro livros, que trazem o conteúdo dos módulos. Os livros trazem exercícios de fixação, propostas de filmes e são voltados tanto para a formação quanto para subsidiar as multiplicações.
Após 64 horas de aula presencial, cada assistente social tem um prazo para apresentar um projeto de multiplicação, que será discutido com as diretorias dos CRESS e apreciado pela Comissão de Ética e Direitos Humanos do CFESS. Quem tiver interesse em participar deve procurar o CRESS/Seccional de sua região para se informar sobre as datas dos cursos de multiplicação, que são feitos em todos os estados.
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