Seminário debate sistema prisional brasileiro

Seminário debate sistema prisional brasileiro

Evento será realizado em novembro e poderá ser visto pela internet. Atuação interdisciplinar é o tema central

Reunião aconteceu na sede do CFP, em Brasília (foto: ASCOM/CFP)
Nos dias 8 e 9 de novembro, Brasília (DF) sediará o Seminário Nacional “A atuação interdisciplinar no sistema prisional brasileiro: desafios e perspectivas”. O evento é uma promoção do Conselho Federal de Psicologia (CFP) em parceria com o CFESS, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP/MJ) e o Departamento Penitenciário Nacional (Depen/MJ).
Voltado para profissionais que atuam no sistema penitenciário, como psicólogos/as, assistentes sociais, magistrados e promotores, e também para representantes das pessoas em situação de privação de liberdade e familiares, egressos e sociedade civil, o Seminário será realizado na sede do CFP e terá transmissão online. Entre os temas a serem debatidos estão a Política Penal e Criminal brasileira, o trabalho interdisciplinar nas políticas públicas no sistema prisional, a relação sociedade-cárcere e atuação da sociedade civil no controle social, entre outros.
Na semana passada, no dia 31 de julho, a organização do evento se reuniu para discutir os detalhes da programação. “A expectativa é que possamos discutir a Política Penal e Criminal na conjuntura atual de intensificação da desigualdade, na perspectiva de defesa dos direitos, bem como a atuação interdisciplinar neste âmbito. A participação dos/as assistentes sociais nesse debate será fundamental, tendo em vista que o sistema prisional é um campo de atuação da categoria com enormes desafios a serem enfrentados”, comentou a presidente do CFESS, Sâmya Ramos, que esteve na reunião com o CFP.
Recentemente, o CFESS publicou o livro do “2º Seminário Nacional de Serviço Social no Campo Sociojurídico na Perspectiva da Concretização de Direitos”, que discute, entre outras coisas, o Sistema Prisional. No ano passado, lançou uma nota pública criticando a maneira equivocada como a profissão de assistente social foi retratada em uma novela da Rede Globo. “A prática do/a assistente social no Sistema Prisional não deve seguir a forma punitiva, repressora e coercitiva, costumeira no âmbito Penal. Pelo contrário, deve ser uma ação política e socioeducativa voltada para a liberdade, que possibilite ao usuário a reflexão, o diálogo”, diz trecho do documento.
“É fundamental para o Serviço Social discutir sua atuação no sistema prisional brasileiro juntamente com outras categorias, na perspectiva da defesa dos direitos humanos e de uma sociedade emancipada”, finalizou Sâmya.
Anote!
Seminário Nacional “A atuação interdisciplinar no sistema prisional brasileiro: desafios e perspectivas”
Data: 8 e 9 de novembro de 2012
Local: sede do CFP – Brasília (DF)
Informações: http://site.cfp.org.br/ 
O evento será transmitido online
Curta o CFESS no Facebook e siga-nos no Twitter
No Facebook: http://www.facebook.com/CfessOficial
No Twitter: https://twitter.com/#!/CfessOficial
No Youtube: http://www.youtube.com/user/CFESSvideos
Conselho Federal de Serviço Social – CFESS
Gestão Tempo de Luta e Resistência – 2011/2014
Comissão de Comunicação
Rafael Werkema – JP/MG 11732
Assessor de Comunicação

comunicacao@cfess.org.br

Posted in Notícias.