CFESS se reúne com conselheiros/as do CFP

Grupo debateu estratégias de atuação conjunta em frentes de luta

Conselheiras do CFESS debatem com o CFP (foto: Diogo Adjuto)
Durante o Conselho Pleno do CFESS, que ocorre até domingo, 17 de junho, a gestão Tempo de Luta e Resistência (2011-2014) se reuniu com o conselheiro do Conselho Federal de Psicologia (CFP), Humberto Verona,  e com a conselheira Deise Nascimento, na sede do CFESS, em Brasília (DF). O encontro ocorreu nesta quinta-feira, 14 de junho.
O objetivo da reunião foi debater estratégias de luta em questões que fazem parte da atuação dos dois Conselhos, com posicionamentos que seguem na mesma direção. Um dos assuntos foi a metodologia de inquirição especial de crianças e adolescentes como vítimas e/ou testemunhas em processo judicial sob a procedimentalidade do “Projeto Depoimento Sem Dano”, conhecido como DSD.
Conforme dispõe a Resolução CFESS nº 554/2009, o Conselho Federal não reconhece a metodologia como atribuição nem competência de assistentes sociais, posição compartilhada pelo CFP, em relação à atuação dos/as psicólogos/as. Como encaminhamento, foi formada uma comissão, com a participação de conselheiros/as e assessores/as jurídicos/as das duas entidades, para discutir e encaminhar ações políticas e jurídicas conjuntas relativas ao DSD.
Além disso, também constaram da pauta as articulações em relação à tramitação do PL 3688/2000 (conhecido como PL Educação), que trata da inserção de assistentes sociais e psicólogos/as na rede básica de educação.  (Clique aqui para relembrar)
Conselheira Deise Nascimento e conselheiro Humberto Verona em reunião com o CFESS (foto: Diogo Adjuto)
Para a presidente do CFESS, Sâmya Ramos, a reunião foi produtiva. “Discutimos estratégias conjuntas de atuação em diversas frentes das quais participamos, com destaque para a inserção de nossas entidades nos Conselhos de políticas sociais, na luta pela aprovação do PL Educação e na mobilização em defesa das Resoluções relacionadas ao DSD”, completou a conselheira.
Por fim, foi discutida a participação dos Conselhos para reativar a Campanha “Quem financia a baixaria é contra a cidadania”, que constitui uma crítica à baixaria na televisão, iniciativa da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados. A luta, que está inserida nas frentes de atuação do Serviço Social, compartilha princípios que norteiam a atuação profissional da categoria e os compromissos ético-políticos em defesa de uma sociedade livre de todas as formas de opressão, discriminação e exploração.