13º Encontro do Fórum das COFIs da Região Sul e VII ComunicaSUL

Na data de ontem (04/08/2017) o CRESS 12ª Região sediou dois eventos simultâneos na capital de Santa Catarina. O 13º Encontro do Fórum das Comissões de Orientação e Fiscalização da Região Sul, realizado durante todo o dia, e o VII ComunicaSUL, realizado no período da tarde.

Foto: Gabriela Thomaz/CRESS-RS

O 13º Encontro do Fórum das COFIs teve sua abertura com a apresentação dos participantes e na sequência a agente fiscal do CRESS 12ª Região Edinaura Luza fez uma fala sobre as “Atribuições da Comissão Ampliada de Ética, com base nos artigos 18 e 19 da Resolução CFESS nº 512/2007”. O período da manhã também contou com a socialização das experiências das COFIs de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul.

No período da tarde, sob a coordenação do agente fiscal do CRESS/SC Cleverton Cidiclei Maciel, realizou-se a socialização e debate acerca dos desafios e avanços  relacionados às estratégias de aplicação dos instrumentos de orientação e fiscalização. Na sequência, a conselheira da COFI Carmen Lucia da Silva coordenou o debate e construção de estratégias na temática das condições éticas e técnicas de trabalho dos/as agentes fiscais.

Após um profícuo debate o 13ºEncontro do Fórum das COFIs da Região Sul encerrou com os encaminhamentos e uma avaliação do evento, os quais serão apresentados aos CRESS da região sul através de um relatório.

VII COMUNICASUL

No período da tarde as comissões de comunicação e os assessores de comunicação dos CRESS da Região Sul estiveram reunidos durante o VII ComunicaSul. O evento, que tem por objetivo discutir a Política Nacional de Comunicação do CFESS/CRESS, debater sobre estratégias de comunicação e trocar experiências entre os CRESS de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, antecede o Encontro Descentralizado.

Foto: Cassiano Ferraz/CRESS-SC

Neste edição do encontro o convidado para palestrar e debater com as comissões foi o Assistente Social Jefferson Lee de Souza Ruiz. Jefferson é mestre em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, professor da Faculdade de Serviço Social da UERJ, coordena o Núcleo de Pesquisa e Extensão “Ser social e dimensões do exercício profissional” na mesma faculdade, e foi assessor de direção do CRESS 7ª Região (RJ) de 2000 a 2015, atuando diretamente na comissão de comunicação daquele estado.

Sua fala trouxe uma análise histórica da comunicação, passando pelas mudanças na chegada do rádio e, posteriormente,  na chegada da televisão e as influência no cotidiano das famílias. Ressaltou a influência da comunicação na política, no lazer, na cultura, etc. Jefferson ainda apontou a questão da internet, as mídias sociais e as mídias alternativas. Durante sua fala foi apresentado o vídeo “Levante Sua Voz – A verdadeira história da mídia brasileira”, que pode ser acessado aqui (Link). Ao final de sua apresentação, Jefferson coordenou o debate entre os participantes.

Gabriela Thomaz, assessora de comunicação,  apresenta as atividades realizadas no CRESS/RS. Foto: Cassiano Ferraz/CRESS-SC

Dando sequência ao encontro, cada comissão apresentou as atividades que vem realizando em seus Conselhos. Esse momento é de muita importância para o ComunicaSul, pois busca a troca de experiências entre as assessorias de comunicação e as comissões de comunicação de cada CRESS.

Comissão de Comunicação – CRESS 12ª Região